Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 30 de outubro de 2011

Adolescência X Pediatria

  Depois do nascimento em nenhuma outra época da vida ocorrem tantas mudanças como na adolescência.

  A faixa etária que compreende a atuação do pediatra se extende do nascimento até os 18 anos. Cada uma destas idades apresenta peculiaridades que devem ser observadas com atenção por este profissional. No que diz respeito a(o) adolescente é necessário que na consulta ele(a) tire suas dúvidas, que normalmente são muitas, que também observemos o que os pais têm a dizer e posteriormente passemos ao exame físico do paciente.
  São abordados os temas comuns a  todas as faixas etárias da Pediatria, tais como vacinas,  doenças comuns da infância, dentre outros assuntos e a seguir, dirige-se a consulta para matérias como drogas,tabaco, álcool, internet, sexualidade, "bullying", nutrição, atividade física, crescimento e desenvolvimento.
  No que diz respeito ao exame físico, deverá se dar especial atenção ao desenvolvimento dos órgãos que pertencem aos caracteres sexuais masculino e feminino. O que se procura? Nos meninos,dentre outras situações clínicas a presença de hidrocelos, quistos espermáticos ou varicocelos (doenças na bolsa escrotal) e  fimoses. Nas meninas observa-se as vaginites, alterações menstruais, hirsutismo (presença de pêlos em excesso) que pode indicar quisto no ovário ou alterações hormonais. Palpam-se as glândulas mamárias a procura de crescimentos anormais em ambos os sexos. É importante fazer a palpação mamária nos rapazes também, pois há cancro de mama nos homens  (normalmente mais agressivo, de pior prognóstico e mais tardiamente identificado). Deve-se verificar a presença de dor nas glândulas mamárias, bem como nos órgãos genitais masculino e feminino.
  Nos dias que correm é importante estar sempre atento a possibilidade de contato do seu filho(a) com drogas ilícitas e lícitas (tabaco e álcool); veja pelas companhias, por seus hábitos e seu comportamento, é sempre importante estar perto dele e aberto ao diálogo. Nossos filhos devem ver em nós alguém em que se possa confiar...
  A internet é muito útil, porém bastante perigosa, pois eles são inocentes e acham que são experientes (muitas vezes têm mais conhecimento informático que seus pais) e às vezes podem se colocar em situações de risco, quando há exposição demais a este veículo de comunicação, bem como aceder a sites com conteúdos de baixa qualidade.
  A sexualidade é outro ponto abordado na consulta, pois é um tema delicado para o(a) adolescente, tudo é novo e gera insegurança, despertanto um certo pudor o que é bastante natural. 
"Bullying",  atividade física  e nutrição serão tratados futuramente em outras oportunidades.






Acidentes Acontecem ... Parte IV

Dos 2 aos 3 anos

  As crianças desta idade são muito rápidas e suas reações normalmente são imprevisíveis. Elas começam a perceber, mas ainda não sabem o que é perigoso. Necessitam de proteção, observação e disciplina contínuas. Os conselhos anteriores ainda são aplicáveis.

  Poderá começar a introduzir pequenos conceitos de segurança no tráfego. Bicicletas e outros brinquedos afins devem ser usados nas calçadas. Quando na calçada, a criança deve ser conduzida de preferência sempre pela mão.
  No parque infantil deve estar atento a presença de lâminas, partes pequenas como vidros partidos, ou objetos que possam ser deglutidos. Verifique as condições dos equipamentos do parque e a faixa etária para a qual ele está dirigido.
  Em caso de passeios aquáticos é necessário o uso de braçadeiras infláveis ou coletes salva-vidas.
  Mantenhas os isqueiros e fósforos longe distantes de crianças. Se possível instale detectores de fumo em casa.
  Em caso de portas de vidro utilize sinalizadores colados nas mesmas. Guarde objetos cortantes como facas, tesouras e objetos para jardinagem.
  No que diz respeito ao envenenamento, a faixa etária de maior risco é dos 1-5 anos, pois faz parte da aprendizagem as crianças levarem qualquer coisa a boca (remédios, bebidas alcoólicas, produtos de limpeza, etc); cuidado com produtos utilizados em casa pois podem ser tóxicos se não utilizados  apropriadamente. As crianças tendem a nos imitar, de preferência não tome remédios na presença de  crianças pequenas. Recolha os medicamentos que não são mais úteis e os encaminhe para a reciclagem.



  Estes conselhos abrangem de modo geral os acidentes mais frequentes na infância, mas é fundamental que leve em consideração a realidade da sua criança, em que se observa os locais onde ela mora e frequenta e as pessoas que cuidam dela também. Olhe para dentro de sua casa, dos avós, da creche e procure os locais onde ela pode acidentar-se. Mantenha a casa bonita para o seu filho e não para as visitas. Quanto mais espaço seguro e saudável ela tiver mais feliz vai se desenvolver e você terá que dizer menos "Nãos" , assim ficará menos cansado quando estiver com ela a seu encargo.



  Os conselhos são repetitivos pois muitos acidentes são comuns a várias faixas etárias.Agora a escolha é sua...
Acidente Acontecem ... Parte III

Dos 12 aos 24 meses

Os conselhos anteriores sempre se aplicam.
As crianças desta faixa etária são ativas e tem necessidade de investigar. Elas escalam, abrem portas e gavetas, retiram objetos, adoram brincar com água. Elas ficam concentradas no que estão a fazer e não têm conciência dos perigos que podem estar presentes. Observe seu filho.
Portas ou caminhos para escadas, depósitos, ruas, piscinas e outras áreas perigosas devem ser bloqueadas ou trancadas. Use tapetes que não escorreguem na casa de banho.
A cozinha é o lugar mais perigoso da casa. Desligue o gás ou use bloqueio para os botões do forno e do fogão. Não deixe os cabos das panelas ao alcance da criança. Mantenha os fósforos guardados. Cubra as saídas elétricas com tomadas de segurança. Os fios elétricos devem ficar menos expostos.
NUNCA deixe seu filho só na banheira, mesmo que esta esteja com pouca água. As crianças devem sempre ser acompanhadas por um adulto quando forem a praias, piscinas, lagos ou lagoas.
Os brinquedos devem ser adequados a faixa etária e de bom material. Não dê castanhas, pipocas, gomas ou balões, pois podem engasgar.
Ponha travas de segurança nas portas do carro e não deixe a chave na ignição. Quando atravessar uma rua sempre na faixa de segurança com a criança segura pela mão. Use cadeira apropriada para a idade para transporte no carro.

domingo, 23 de outubro de 2011

Acidentes Acontecem ... Parte II

Dos 7 aos 12 meses:

  Os bebês agora já gatinham, ficam de pé e podem começar a caminhar. Eles põem tudo na boca. Necessitam de proteção para explorar em um meio mais seguro.
  Os conselhos da Parte I ainda são válidos aqui.
  Primeiramente ponha-se de joelhos ou sentado: desta maneira seus olhos ficarão mais próximos à altura dos do seu filho(a), assim terá uma perspectiva semelhante a dele(a) e poderá verificar quais locais oferecem risco.
  Use protetores nas tomadas elétricas.
  Mantenha tesouras, facas, objetos que quebrem fora de seu alcance.
  Remova móveis com bordas cortantes, toalhas compridas e móveis não fixos nas áreas onde a criança brinca.
  Não deixe seu filho sozinho na banheira por nenhuma razão. São necessários apenas alguns segundos para que ocorra um afogamento.
  A cozinha é uma área de alto risco, o local mais perigoso da casa. Se possível, coloque um bloqueio para a cozinha. Líquidos quentes,  fios elétricos, bules e garrafas devem ser mantidos fora do alcance da criança. Coloque travas nos botões do fogão. Utilize as "bocas" de trás do fogão para as fervuras, com os cabos das panelas viradas para dentro.
  Cuidados com os ferros de passar roupa, e as tábuas que devem ser de preferência fixas.
  Mantenha os venenos e remédios fora do alcance das crianças e nas embalagens originais. Se a criança engolir medicamentos ou produtos tóxicos ligue para o centro de intoxicações ou para Saúde 24h.
  Não ponha gravatas ou cordões de chupetas em torno do pescoço da criança.
  Não dê pedaços grandes ou duros de alimentos que possam causar asfixia.
  Use portas nas escadarias. Abaixe os estrados da cama quando a criança mostrar movimentos de sentar ou ficar de pé.
  Não utilize de forma alguma os "VOADORES", pois são uma das maiores causas de acidentes abaixo de 12 meses, pelos estudos da Academia Americana de Pediatria.
  Utilize bloqueios de gavetas, janelas e portas, bem como protetores de esquinas.



Acidentes Acontecem ... Parte I

  Independente da idade da criança os acidentes podem ocorrer, e o objetivo aqui é alertar para situações que  causam danos de maior ou menor gravidade ao seu filhote.
  A criança necessita de proteção durante todo o tempo. Os acidentes tendem a ocorrer mais frequentemente quando ela adquire a habilidade de virar-se, gatinhar, andar e pegar objetos.

Até os 6 meses: 

  Previna escaldões: verifique se a água do banho está quente com o seu cotovelo ou com um termômetro.
Não beba líquidos quentes com seu filho ao colo e os mantenha fora do alcance dele.
  O berço e o cercado são os únicos locais seguros para o bebê ficar só. Os espaços entre as barras devem ser adequados para que não passe a cabeça. No berço não podem ser deixados objetos que causem asfixia (sufocação). 
  Quando for trocar a fralda não deixe a criança sozinha sob circunstância alguma: tenha as roupas, fraldas e toalhitas já à mão.
  Os brinquedos devem ser grandes o bastante para não serem engolidos, resistentes para não quebrarem, não devem ter pontas ou arestas agudas. Os brinquedos arredondados de madeira lisa ou plásticos são mais indicados. Observe as especificações das faixas etárias na hora de oferecer o brinquedo a criança.
  Cuidado com os objetos pequenos ao alcance das crianças.
  Sacos plásticos, fios de telefones longos, arreios e travesseiros  fofos podem asfixiar ou estrangular.
  No carro transporte seu filho sempre na cadeira apropriada a sua idade, sempre com cinto de segurança preso e voltada sempre para trás.
  Quando estiver no carrinho de passeio, os cintos de segurança devem estar sempre atados.

Cárie é Doença

  Uma cavidade oral sã é importante para uma digestão normal, onde os alimentos são bem mastigados e digeridos. Falhas dentárias, cáries, abscessos, má oclusão, doenças periodontais (gengivites) comprometem o processo já no seu início e podem complicá-lo bastante. 
  Além da dor, halitose (mau hálito),  sangramentos, e complicações bacterianas, a cárie pode também dar início ao processo de má oclusão dentária, quando há falha por ausência de dentes.
  O melhor e mais barato tratamento é a prevenção.
  • Evitar comer alimentos doces.
  • Escovar os dentes e a língua após as refeições, principalmente após a última refeição, utilizar o fio dental e não só a escova com pasta de dentes.
  • Ida ao dentista pelo menos uma vez ao ano, para revisão periódica.

  Quanto aos bebês, pode-se aplicar uma compressa de gaze estéril umidificada com água fervida ou de garrafão para retirar os resíduos alimentares enquanto não têm dentes; quando os tiverem, os mesmos e a língua devem ser escovados com dedeiras, escovas macias próprias para sua idade, ou manter a compressa.
  A pasta de dentes deve ser apropriada para bebês e crianças, nas quantidades de flúor entre 1000-1500 ppm (parte por milhão) dependendo da idade da criança, pois o flúor ingerido em excesso pode em alguns casos provocar fluorose (manchas brancas nos dentes). A quantidade de pasta aplicada por escovação deve ser do tamanho de um grão de ervilha. A escovação dentária e da língua é um ato que deve ser supervisionado por um adulto, pois os dentes devem ser escovados em todas as suas faces, o que garante uma escovação satisfatória, bem como evita-se intoxicação por ingestão em excesso de pasta.
. Atualmente não se utiliza suplementação oral de flúor. Em crianças mais velhas o dentista aplica flúor tópico nas visitas de rotina.
  Desta maneira promoveremos uma boa saúde oral.


Não Descuide da Pele no Inverno

  Durante o inverno a tendência é não utilizar protetor solar, pois os raios solares não são tão intensos, os cremes são frios durante a sua aplicação, e acabamos por não sermos tão cuidadosos como no verão.
  Entretanto, nossa pele fica muito mais seca, e exposta aos agentes físicos mais agressivos, o que nos torna mais suscetíveis à ação dos raios do Sol.
  Os produtos para manter a pele bem cuidada são muitos e cada um específico para os diversos tipos cutâneos, desta forma consulte o seu médico para utilizar os mais adequados ao seu caso.
  A pele deverá ser hidratada ainda úmida,  após o banho diário, pois isto potencializa o efeito dos cremes hidratantes. Desta forma, fica menos seca e com menor risco de surgirem irritações e prurido (comichão). É também uma forma de diminuir a velocidade do envelhecimento cutâneo.
  Os produtos esfoliantes nos ajudam na renovação da cútis, permitindo que as células mortas sejam eliminadas da superfície corporal.
  O uso contínuo de protetores solares, principalmente nas áreas do corpo de maior exposição aos raios ultravioletas deve ser recomendado não só para as crianças, pessoas de pele clara,  ou com história familiar de cancro de pele, mas para a população de modo geral. Não esquecer que nevus cutâneos (sinais) devem ser sempre protegidos dos raios solares.
  Ingerir líquidos também mantém nosso corpo mais hidratado, bem como nossa pele. Evite banhos longos e com temperatura da água muito alta, pois isto contribui bastante para o ressecamento da pele.
  Os olhos merecem especial atenção por isto estão indicados óculos escuros com proteção contra raios ultravioletas.