Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Plano Nacional de Vacinação de 2012


O Plano Nacional de Vacinação instituído em 2006 foi alterado através do Despacho nº 17067/2011 do Ministério da Saúde de Portugal desde o dia 7 de dezembro de 2010 com iníco a partir de 1 de Janeiro de 2011. As principais modificações foram: 
  • A vacina contra a meningite meningocóccica que era dada num total de  3 doses passou a ser ministrada apenas em uma dose, e deverá ser aplicada aos 12 meses.
  • A vacina contra sarampo, rubéola e papeira (VASPR) que era dada aos 15 meses, passou a ser ministrada também aos 12 meses.
  • A vacina contra o Papilomavírus humano deixou de ser dada as adolescente com 17 anos de idade.


"Ser ou Ter? Eis a Questão."



  O nascimento dos filhos traz alegria e preocupação a todos os pais. É natural que nós pais queiramos proporcionar aos nossos filhos a melhor educação e os melhores brinquedos e às vezes podemos exagerar na execução de nossos objetivos.  Esse tipo de atitude pode gerar conflitos na personalidade da criança, principalmente no que diz respeito às diferenças socioeconômicas, cada vez mais marcadas atualmente. Lembrando que as crianças hoje estão cada vez mais frequente e precocemente expostas ao mercado de consumo, temos que ter atenção quando oferecemos presentes, que na realidade são apenas bens de consumo com muita publicidade associada.
  As crianças estão sempre nos observando e desta forma absorvem o comportamento das pessoas mais próximas, isto é dos familiares. Por conta desse fator, precisam se sentir seguras e tentam conquistar a aprovação de seus pais agradando-os de todas as formas. 
  Muitas vezes os pais criam um ambiente ilusório para a criança, numa realidade diferente da vivida pela família. Este tipo de comportamento se intensifica no período em que a criança começa a frequentar a escola, principalmente na fase inicial da pré-adolescência onde eles começam a se comparar e a assumir a personalidade de grupo.
  Em torno dos sete ou oito anos os filhos começam a se dar conta das diferenças existentes entre eles e seus amigos. A criança percebe que o carro que leva os amiguinhos para a escola é importado, enquanto que o carro do pai não é, que o telefone portátil é do último tipo e o dele não é. Com o tempo ela passa a não aceitar bem essa diferença e é nesse momento que os problemas começam.
  A intimidade entre os pais e os filhos é um fator delicado e é preciso ter cuidado com a abordagem, principalmente na pré-adolescência. Os pais devem ficar atentos para não confundirem os papéis de pai e amigo, pois amigos as crianças já têm na escola. Ao se sentirem constrangidos com as atitudes dos pais, as mentiras começam a se tornar frequentes e as atitudes mudam. Os filhos passam a evitar sair com os pais, não convidam os colegas para brincar em casa e ao chegar na escola, pedem para saírem do carro antes do ponto comum de desembarque. No fundo é uma negação por não aceitarem serem diferentes ou estarem um pouco fora do contexto social em que está inserido, pois para o pré adolescente e para o adolescente é importante estar inserido no grupo, e qualquer diferença pode comprometer esta sua posição dentro desta "sociedade".
  Inventar muitas  histórias fantasiosas para os colegas não deve ser um comportamento habitual pois  revela uma certa baixa autoestima. Em muitos casos foram os próprios pais que criaram essa realidade fantasiosa para a criança. Cabe a eles mudar essa situação. A criança precisa saber da sua condição social para não ficar fantasiando a cerca de algo que não existe.  Os pais devem dar espaço para que os filhos falem sobre o assunto, mas para isso eles devem estar abertos a ouvir e saber se posicionarem.
  A partir do momento que a criança conhece suas raízes fica mais fácil entender as limitações financeiras dos pais e não se sentirem desconfortáveis por esse fator. Por volta dos sete anos, os filhos passam a assimilar melhor o ambiente e valores que os cercam. Por esse motivo é importante a participação da escola no processo de educação. Os professores devem prestar atenção no comportamento dos alunos. É normal uma criança mentir e fantasiar sobre assuntos que envolvam dinheiro, mas isso não pode ser frequente. Eles devem conversar com os pais para conhecer um pouco mais sobre a realidade da família e seu contexto social.
  Os educadores têm papel fundamental no processo de formação de caráter e comportamento das crianças e, por isso, devem trabalhar a questão da diversidade e tolerância com as diferenças nas aulas. O que conta são os bens materiais que o coleguinha tem ou se ele é  companheiro e  divertido? É interessante que seja trabalhado em parceria com as famílias a valorização dos pais e as diferenças das pessoas, bem como a valorização do ser humano e não dos objetos que são comprados, é importante que se enfatize a autoestima das crianças pois elas é que são importantes e não o que carregam com elas.
  Essa é uma situação complicada de resolver tanto para os pais quanto para os filhos.  Uma conversa franca e objetiva para tentar solucionar o problema é o que eu recomendo. É importante conduzir a conversa sempre falando a verdade de forma clara. Explique que o querer infelizmente nem sempre é como a realidade. É normal que a criança sofra um pouco pela frustração, mas é importante que ela aprenda a não mentir mais. Frustrar os filhos é necessário de vez em quando. É até melhor que eles se frustrem por uma conversa com os pais, que vão ser carinhosos e atenciosos, do que pela vida que normalmente nos ensina de maneira muito mais cruel.
   Os pais devem pedir sugestões para seus filhos de como agir, principalmente na frente dos colegas. Dessa forma eles sentem que sua opinião é valorizada e que os pais realmente se preocupam com o que eles pensam. Filho gosta de carinho e de se sentir protegido, porém, isso deve ficar restrito ao ambiente familiar a partir de uma certa idade. Evite situações constrangedoras na frente de outras pessoas, pois eles ficam realmente embaraçados. 

  Tente desde cedo não cair no exagero ou ir pela opinião social, pois este é o comportamento esperado para a criança ou adolescente e não o comportamento que os adultos, pais ou não, devem ter. 


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O objetivo é informar

Desde já agradeço os comentários de todas as pessoas que me dão a oportunidade de oferecer informação sobre temas da medicina atuais e pertinentes a nossa realidade. 

Este blog tem como objetivo levar conhecimento de boa qualidade ao maior número de pessoas possível., Se considerar que pode ser usado em aulas, jornais, discussões de grupo, etc, sintam-se à vontade. Pode trazer-me o exemplar do jornal o receberei com muito gosto.


domingo, 22 de janeiro de 2012







Rastreio Auditivo Neonatal (Otoemissões Acústicas)
"Teste da orelhinha"

  Assim como qualquer doença as patologias auditivas devem ser diagnosticadas o mais precocemente possível para que seu tratamento (se houver) possa ser efetuado mais cedo desta forma melhorando assim o prognóstico da doença que causou a surdez.
  O exame clínico auditivo das crianças é na maioria das vezes bastante complicado e de difícil interpretação, hoje em dia contamos com o rastreio neonatal que facilita esta tarefa e nos permite intervir mais precocemente aumentando as chances de recuperação do paciente, uma vez que as intervenções terapeuticas tem melhor resultado quando executadas até o 6º mês.
  Este exame pode e deve  ser feito nos primeiros dias de vida da criança, de preferência na maternidade onde a mesma nasceu ou até os 30 dias de vida. Se a criança passar neste exame deverá ser acompanhada como todas as outras em consulta de rotina, se não passar será conduzida a realizar exames mais sofisticados para confirmar o resultado deste rastreio. Entretanto pode haver um percentual de falsos positivos que estão relacionados a presença de vernix no canal auditivo externo ou ruido ambiente aumentado na sala onde está sendo efetuado exame o que faz com que se tenha que repetir o exame.
  No caso de recém-natos de alto risco como familias com casos de surdez congênita, alterações genéticas, infecções congênitas como a citomegalovirose, toxoplamose, sífilis, rubéola, herpes, prematuridade extrema, icterícia com valores de bilirrubina elevados, meningites bacterianas, asfixias neonatais, recém-nascidos que utilizaram ventilação mecânica por mais de 5 dias deverá ser acompanhado mais cuidadosamente independente do resultado do rastreio.

  As otoemissões acústicas (OEA) são sons produzidos pelas células sensoriais do ouvido interno de pessoas saudáveis em resposta à estimulação acústica; medem-se apresentando uma série de estímulos (cliques) breves ao ouvido através duma sonda inserida no terço externo do canal auditivo externo. A sonda tem um altifalante que gera os cliques e um microfone que capta as resultantes OEA produzidas pela cóclea e reflectidas através do ouvido médio para o canal auditivo; o resultado é um traçado que permite avaliar o funcionamento da cóclea com audição normal. 
  Siga o meu conselho faça o teste da orelhinha é indolor e permite um diagnóstico precoce e consequente tratamento da  patologia auditiva.


Vacina contra HPV (Papilomavírus humano)


  Em alguns países esta vacina já faz parte do calendário de vacinas instituído pelo governo. A maioria destes países adota a vacinação no período de 9 a 13 anos nas meninas. A doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente no mundo é a causada por HPV.
  Há uma intensa discussão científica global  sobre o público alvo destas campanhas públicas de vacinação, isto é, vacinar ou não homens, isto porque o HPV está relacionado a praticamente 100% dos casos de câncer/cancro de colo de útero (o segundo que mais afeta as mulheres), mas também está associado a pelo menos metade dos casos de câncer de pênis. As mulheres podem ser vacinadas até 45 anos e os homens até 26 anos por ora.
  Existem atualmente duas vacinas contra HPV, a quadrivalente e a bivalente, que são aplicadas em 3 doses. A quadrivalente faz com que sejam produzidos anticorpos para os dois principais tipos de vírus causadores de câncer (16 e 18), os mesmos da bivalente e também para os dois tipos que geram  verrugas genitais (6 e 11).
  A imunogenicidade da vacina contra os casos de câncer de colo uterino gira em torno de 70-80%, o que é bastante alta. Mas além de termos efeitos contra o câncer nos homens e mulheres também temos que entender que também é importante proteger a população contra a verruga genital (DST), desta forma se tiver interesse poderá consultar seu médico para avaliar a aplicação deste modo de prevenção. 
  As formas de diagnóstico deste vírus são através do papanicolau executado pelo ginecologista e do teste do DNA do HPV, que está disponível para detecção de certos tipos de HPV, que podem causar câncer de colo de útero, pois a maioria das vezes este vírus causa a doença de modo silencioso não sendo detectada sem ser através de exames preventivos.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Introdução da Alimentação Diversificada (IV)

  A partir dos 12 meses deixam de existir tantas restrições alimentares e promove-se a alimentação saudável do bebê e consequentemente de todas as pessoas que o cercam. O bebê poderá comer a comida feita para o almoço ou jantar da família, desde que sem temperos e com o mínimo de sal, aproveite para utilizar menos sal e gordura na sua comida e promova assim uma alimentação saudável e adequada para todos os membros da família. No que diz respeito ao leite poderá fazer uso do leite que vinha utilizando até agora na fase 3 ou passar para a linha crescimento. Isto fica a critério dos pais. O consumo de leite materno deve ser estimulado mesmo após os 12 meses e poderá ser feito mesmo quando a criança fizer uso do leite em pó ou de pacote.
  O bebê agora tem o cardápio igual a todos, deixando de ser necessário fazer comida específica para ele. Porém manterá o hábito de comer sopa e fruta, que foi instituido durante este seu primeiro ano de vida. A velocidade de crescimento dele irá diminuir, não se preocupe se ele diminuir a quantidade de comida que consome pois isto é perfeitamente normal e é esperado.
  Evite dar doces, chocolates, gorduras, molhos, sumos/sucos pois isto não faz parte de um cardápio saudável e ainda por cima favorece o aparecimento das cáries e o aumento do colesterol, bem como a obesidade (25% da população infantil européia está obesa ou se encaminhando para o excesso de peso).
  Está provado que se não oferecermos alimentos de paladar adocicado para crianças até os 2-3 anos estas não terão muito interesse por estes alimentos no futuro.

                                          A partir daqui as possibilidades alimentares serão inúmeras ...

Introdução da Alimentação Diversificada (III)

  Após a introdução das carnes já mencionadas no post anterior poderá iniciar a introdução de praticamente todos os vegetais, após o 7º mês, fazendo a substituição de um elemento por vez ( a sopa pode ter cerca de 5-6 ingredientes) e o testando por 5 dias. Normalmente eu retardo o início dos nabos, nabiças, feijões  até por volta de 12 meses.As favas até um pouco mais tarde.
  A criança já poderá começar a comer iogurtes desde que feitos com leite adaptado, e  serão dados  como lanche no período da tarde  até 2 iogurtes. Os iogurtes podem ser alternados com a papa, ou seja, um dia papa outro 1-2 iogurtes, o que não está recomendado é o uso de queijinhos os famosos "suissinhos" pelo seu alto teor de gordura.O cálcio presente no iogure interfere na absorção do ferro desta forma não é recomendado iogurte como sobremesa e sim como lanche.
  Conforme o bebê fique mais experiente com a colher e com a assimilação dos sabores, vá aumentando a consistência dos alimentos (sopa e fruta) desde que ele já possua dentes, e supervisione de perto para evitar que ele se engasgue. Poderá oferecer pão (de preferência sem sal) e bolachas próprias para bebês (ajudam a coçar as gengivas).
  Quando a criança chega aos 9 meses incia-se outro grupo de carnes e peixe, o borrego eu deixo para ser iniciado agora pois tem um sabor muito intenso, embora possa ser iniciado juntamente com o frango, o coelho e o perú.
  O peixe utilizado inicialmente é a pescada, linguado ou solha (peixes magros) os peixes tipo salmão e cherne são deixados para mais tarde pois tem uma elevada concentração de gordura e podem causar alguma intolerância digestiva na criança. Pode utilizar peixe fresco ou congelado, entretanto cuidado com as espinhas!!!!
  Entre 9 e 10 meses nós vamos introduzir a gema de ovo, que deverá ser metade da gema duas vezes por semana, na sopa ou separada. A clara só deve ser dada após 12 meses, pois pode causar alergias. Deve ser dada sem outras carnes, isolada. 
  As frutas a serem oferecidas são todas menos os citrinos (laranjas, kiwi, fisalis, maracujá, ananás, abacaxi...), morangos e frutos silvestres (mirtilo, amoras...).
  Agora a sopa já deve estar mais consistente e a criança já está mais segura a comer, e talvez já tenha dentes, se assim for iniciaremos a introdução de batata amassada, cenoura amassada, frango desfiado, carne desfiada, peixe  desfeito, arroz ou massa bem cozidos e desta forma vamos diminuir a quantidade de sopa e progressivamente retirar a carne dela também. Se assim o fizermos provavelmente a partir dos doze meses a quinze meses a sopa já poderá ter só legumes e poderemos oferece-la com pedaços.

  Deixe seu filho pegar a comida com a mão, pois assim através do tato ele também irá sentir as texturas dos alimentos, o que facilita o reconhecimento dos alimentos e a aceitação de novos tipos e nutrientes. Ele experimenta o mundo com as mãos e com a boca, isto é perfeitamente natural.

Introdução da Alimentação Diversificada (II)

  Existem diretrizes no que diz respeito a introdução de alimentos novos às crianças, porém a dieta deve ser iniciada de maneira individualizada, de acordo com a condição clínica da mesma.Cada dieta é estipulada pelo pediatra da maneira que ele acha mais adequada a criança, e como medicina não é uma ciência exata vão haver diferenças entre cardápios de uma crinaça para outra, portanto siga as instruções do médico que a acompnha pois ele é que conhece melhor a criança. 
  Sabemos atualmente que a percepção dos sabores doces e salgados é inata, e que os amargos e azedos tem que ser aprendidos e treinados. Sabemos também que  os bebês alimentados com leite materno por causa da variedade de sabores do mesmo, tem uma vantagem na maior possibilidade de aceitação de paladares diferentes.
  Desta feita podemos começar a introdução dos alimentos com papa ou sopa. A minha preferência na maioria dos casos é pela sopa. Após a introdução de qualquer tipo de alimento novo pode ocorrer a alteração no transito intestinal do bebê, ele pode ter dificuldade para evacuar, ou as fezes podem ficar mais líquidas e/ou ácidas isto deve ser verificado com atenção. Podem aparecer manchas no corpo, distensão abdominal ou vômitos em caso de alergias. Desta forma introduza os alimentos e observe a reação do seu filho.

Iniciando a Sopa

  A sopa pode ser iniciada a partir dos 4 meses, de preferência o mais próximo dos 6 meses e  deverá ser muito simples inicialmente, com poucos ingredientes, para evitar alergias e começar a treinar o paladar para futuramente irmos introduzindo mais elementos.Deverá ser dada na hora do almoço. Normalmente inicio com batata, cenoura, abóbora e às vezes alface (folhas mais tenras). O legumes são lavados e cozidos sem casca só em água. Quando estiverem prontos nos os trituramos na água da cozedura que é retirada e adicionada novamente aos poucos para que possamos encontrar uma diluição dos legumes que permita uma textura cremosa. Os alimentos consumidos pelas crianças até pelo menos 12 meses não deverão levar sal. O azeite deve ser adicionado após a cozedura ou imediatamente antes do consumo da sopa, não se pode aquecê-lo. Se possível evite o uso do microndas pois ele aquece mais o recipiente e promove o aquecimento irregular dos alimentos. Sempre verifique a temperatura da sopa antes de oferecê-la, para evitar que a mesma esteja quente ou fria.

Iniciando a Papa

  A papa poderá ser introduzida também aos 4 meses (melhor mais próximo aos 6 meses), e deverá ser sem glúten até os 6 meses. Pode ser feita com água ou leite artificial. Eu acho mais prático as feitas com água. Deverá se experimentar um sabor por vez. Deve-se observar que o bebê pode ficar com dificuldade para evacuar. Só deve ser dada uma vez por dia.  

E as Frutas?

  Normalmente após uma semana de treinamento com a sopa a criança já está mais habituada com o sabor e com a colher, podemos iniciar a fruta. Esta pode ser cozida, assada ou crua. Eu começo com a maçã ou a pêra. Poderá ser dada como sobremesa após a sopa ou como lanche no meio da manhã. Não há mistura de frutas enquanto o paladar da criança não estiver treinado e nem adição de bolachas pois na sua maioria apresentam glúten que devem ser oferecidos após os 6 meses de idade e alteram o sabor das frutas por ter um paladar marcadamente doce. 

E as Carnes?

  Por volta dos 6 meses está indicado o início das carnes. Normalmente se inicia com carnes brancas e magras que costumam ter um baixo risco de promover alergias. As carnes por mim orientadas são: frango, coelho e perú. Para evitar a sobrecarga de proteínas ofereça em torno de 20 gramas de carne por dose de sopa. A carne deve ser triturada junto com os vegetais, bem como em relação ao peixe que temos que ter cuidado com as espinhas devemos ter atenção com ossos, inicialmente use carne desossada, que lhe facilitará o trabalho.

  Poderá iniciar ao 6º mês banana (se não estiver obstipado), papaia, mamão, manga, meloa, melância e melão caso seja época. Não poderá introduzir citrinos, frutos vermelhos e silvestres.

   Evite restringir a alimentação da criança no que diz respeito a introdução dos alimentos inferindo sobre ela as suas preferências alimentares.


Introdução da Alimentação Diversificada (I)

  Agora é hora de iniciar a dieta variada. Quando começar e como começar? Sobretudo é importante saber que a partir do momento em que se inicia qualquer tipo de alimento que não seja leite materno é fundamental oferecer água entre as refeições, esta não precisa ser fervida desde que de garrafão e de boa marca.

  A criança durante o primeiro ano de vida tem um crescimento extremamente acelerado e necessita de uma dieta equilibrada, diversificada e rica em proteínas, ferro, sais minerais, gorduras e hidratos de carbono. Entretanto como seu trato digestivo ainda é imaturo nós temos que ter cuidado na introdução dos alimentos principalmente no que diz respeito aqueles que são mais difíceis de digerir, os que podem gerar algum tipo de alergia e os que provocam a intolerância ao gluten.

  Normalmente a introdução pode ser feita a partir dos 4 meses mas o ideal é que seja feita o mais próximo dos 6 meses possível, uma alternativa é a retirada do leite e armazenamento do mesmo (ver post anterior).

  Lembre-se que seu filho nunca comeu desta forma e que existe um reflexo que é o de propulsão da língua (começa a desaparecer a partir dos 4 meses) em que o bebê projeta a língua pra fora o que vai fazer com que ele empurre a colher e consequentemente a comida pra fora da boca. Não espere o bebe ficar com muita fome pois ele perderá a paciência e poderá não facilitar a introdução da alimentação desta forma. As sopas e as papas (a não ser as feitas para este fim) são alimentos que devem ser dados com colher e não de outra forma. Inicialmente o que deve acontecer é que vai mais pra fora que pra dentro mas isto é divertido! De preferência comece a alimentação no fim de semana em que normalmente estamos menos atarefados, veja como vai ser engraçado e filme pois posso lhe garantir que quando seu filho estiver maior vai adorar assistir estas imagens (as minhas adoram). Prepare-se para a animação e para a limpeza depois!!!!

  Algumas crianças não aceitam com facilidade que seja a mãe (quando esta amamenta) a dar a comida, então tenha calma e passe esta função para o pai que pode revelar ter muito talento para esta atividade, afinal a missão de criar um filho fica mais agradável quando temos mais pessoas envolvidas.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Neste período de férias  alguns pacientes que me escreveram não foram respondidos pois não colocaram o e-mail para resposta. Regressarei no dia 7 de janeiro, caso necessário utilizem este meio de comunicação não esquecendo de fornecer o contato. Desde já agradeço, e faço votos de Bom Ano Novo para todos. 

Cordiamente,

Dra. Carmen Costa