Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ter boa postura é fundamental

  Tenho notado que cada vez mais cedo aparecem crianças no meu gabinete com alterações ortopédicas que estão relacionadas com a má postura que adotam no seu cotidiano. Sentar com a coluna reta e com os pés bem firmes no chão são medidas simples que podem evitar doenças como a escoliose (desvio lateral da coluna), e desta forma protegem-se os ossos e músculos de lesões por má postura.
  O peso da mochila e o modo como distribui-se o peso dentro dela, bem como a forma com que a levamos também são fatores que devem ser levados em consideração no que diz respeito a proteção de nossa coluna.
  É importante lembrar que o organismo da criança está em desenvolvimento e um comprometimento na formação de ossos e músculos poderá acarretar problemas crônicos de foro ortopédico.
  Sentar, andar ou dormir em posições inadequadas pode causar alterações e até deformidades, caso o problema passe muito tempo para ser corrigido.

  Dicas simples para manter a postura correta e evitar danos à sua saúde: 

Na sala de aula
 
  Crianças com problemas audivitos ou de visão tendem a sentar-se de maneira errada para compensar suas deficiências. O posicionamento inadequado na cadeira facilita o aparecimento da escoliose. Crianças  muito tímidas geralmente curvam o corpo, o que pode gerar a hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal). As pessoas que escrevem com a mão esquerda (canhotos) devem sentar-se em cadeiras próprias para elas. A postura correta para assistir aula é sentar sobre o osso ísquio (debaixo das nádegas), mantendo as costas retas e próximas ao encosto da cadeira e deixar sempre os pés apoiados no chão. 

No computador
 
  Para manter a postura correta em frente ao computador é preciso regular a altura do monitor do equipamento ao nível dos olhos da criança, a criança deve apoiar os braços na mesa ou nos braços da cadeira e se sentar sobre o osso ísquio, encostando a coluna na cadeira e apoiando bem os pés no chão.



Mochila
 
   O mínimo de peso deve ser levado na mochila para não alterar o processo de desenvolvimento muscular e ósseo da criança. Apenas se deve levar livros e cadernos que de fato serão utilizados naquele dia e acomodar o material de modo que o peso fique equilibrado, sem sobrecarga em um dos lados da bolsa.
A mochila deve ser de um modelo adequado ao tamanho da criança e com formas simétricas, duas alças e encosto maleável, permitindo que o peso seja distribuído de maneira equilibrada.A mochila deve ter rodinhas para as crianças menores e para os maiores deverá SEMPRE ser utizada com as duas alças.

Descalço
 
   É importante incentivar a criança a andar descalça sobre areia da praia de vez em quando. Isso auxilia no desenvolvimento postural.

Calçado
 
  É também importante ressaltar que os sapatos devem ser adequados aos pés, no que diz respeito as formas, tamanhos e materiais que são constituídos, pois eles dão firmeza quando se  caminha e quando apoiamos os pés no chão.

domingo, 5 de fevereiro de 2012



O Refluxo Gastroesofágico


  O refluxo gastroesofágico (RGE) é uma condição clínica muito comum nos primeiros meses de vida. Traduz-se pela passagem do conteúdo alimentar do estômago em direção ao esôfago e pode ocorrer em bebês, crianças e adultos. 
  Apesar de gerar preocupação nos pais tende a ter  na maioria dos casos uma evolução de benigna, sem causar grandes transtornos ao bebê ou criança, sendo considerado fisiológico.
  A combinação de uma alimentação líquida e o bebê passar a maior parte do dia deitado favorece o refluxo. De todas as crianças que apresentam esta condição somente 2%  dos casos necessitam de investigação mais profunda no que diz respeito  a doenças anatômicas ou funcionais do esfíncter esofágico superior (válvula que se localiza no limite do esôfago com estômago).
  Quando a criança apresenta vómitos/regurgitações que acarretam falha no ganho de peso, resultados insuficientes às medidas posturais, dietéticas e medicamentosas, tosse rebelde ao tratamento,chiado, crises de asma e pneumonias ela deverá ser investigada pois nestas situações o RGE necessita de esclarecimento diagnóstico.
  No que diz respeito aos quadros respiratórios induzidos pelo refluxos podem se caracterizar por tosse muito intensa e normalmente seca e noturna (principalmente quando a criança deita), dispnéia (falta de ar), apnéia (criança pára de respirar), broncoespasmo (chiado no peito) ou pneumonias de repetição. Estas manifestações clínicas ocorrem pela presença de micropartículas alimentares e de suco gástrico que são aspiradas para a árvore brônquica e que irritam as terminações nervosas da mesma ocasionando o desconforto respiratório.
  As manifestações clínicas variam de acordo com a faixa etária também. Veja abaixo:

  • Recém-nascidos e lactentes: em torno de 80% dos bebês têm refluxo fisiológico, onde o pico ocorre mais entre 3-4 meses, e melhora normalmente por volta dos 6 meses de idade, ou antes caso inicie alimentos sólidos, e tende a desaparecer após 12 meses de idade. Uma pequena parcela destas crianças pode desenvolver irritabilidade, choro após a alimentação, recusa alimentar, ganho de peso insatisfatório, vômitos com presença de sangue, anemia.
  • Pré-escolares: estas crianças costumam apresentar vómitos intermitentes, podendo ter tosse, poucas vezes apresentam broncoespamos, podem se queixar de dor de barriga na altura do estômago.
  • Escolares e Adolescentes: suas manifestações clínicas são semelhantes a dos adultos tais como queimação retroesternal (azia) e/ou regurgitação.

  O tratatamento normalmente é feito utilizando leites anti-refluxo, utilizar alimentos mais espessos em pequenas quantidades e com maior frequência. É importante subir a cabeceira do berço a cerca de 30 graus e deixar a criança em posição mais vertical o maior tempo possível. Existem medicamentos pró-cinéticos que ajudam a acelerar o esvaziamento gástrico e assim diminuir o conteúdo que irá refluir, além disto há medicamentos para proteção da mucosa, evitando assim a dor e sensação de queimação/azia.
  O tratamento e acompanhamento desta condição clínica deverá ser feito pelo seu pediatra.

Não alimente o seu bebê deitado isto favorece às otites e o RGE.




Autoexame da Mama

  Ontem foi o dia mundial da luta contra o câncer/cancro e eu achei pertinente abordar este assunto neste blog, pois esta doença é extremamente prevalente no nosso meio e mesmo assim ainda acho que há muita falta de informação sobre este assunto.  
  O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou a veiculação desta campanha utilizando estas personagens dos quadrinhos/banda desenhada com mulheres super-heroínas e eu achei particularmente interessante. Aqui eles mostram que qualquer um está sujeito e deve fazer o autoexame para conseguir o diagnóstico o mais breve possível.
  O autoexame deve ser feito por todas as meninas a partir do momento em que menstruam pois existem casos de câncer/cancro de mama abaixo dos 18 anos de idade. A periodicidade é mensal e de preferência após a menstruação ter terminado, quando a mama fica menos sensível.
  Os homens também podem ter esta doença então apesar das campanhas para o autoexame serem feitas na sua enorme maioria voltadas para o público feminino o autoexame é também recomendado para homens, uma vez que de modo geral sua doença é descoberta mais tardiamente, às vezes por falta de informação, e também pela agressividade da patologia muitas vezes ser maior.