Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 15 de abril de 2012

O que é Rinite?

  A rinite é uma inflamação da mucosa nasal que se traduz clinicamente pela presença de um ou mais dos seguintes sintomas: prurido(coceira), espirros, rinorréia (coriza) que pode ser anterior ou posterior, e obstrução nasal.
  A rinite é habitualmente considerada uma doença trivial, mas é um problema de saúde global e tem um impacto considerável na qualidade de vida dos pacientes.Atualmente tem vindo a adquirir uma importância, pelo aumento de sua prevalência cada vez maior em termos sociais e econômicos. 
  É uma doença com uma prevalência superior a 50% em algumas faixas etárias de muitos países e que atinge mais de 500 milhões de pacientes em todo o mundo.

Classificação

  A rinite pode ser classificada como sendo: alérgica, infecciosa, ocupacional, induzida por medicamentos, hormonal, idiopática e outras causas.

Classificação da rinite alérgica

  Pode ser classificada de acordo com a exposição em perene ou sazonal.
  Uma outra classificação é segundo a ARIA (Allergic Rhinitis and Its Impact on Asthma) que a divide em intermitente ou persistente e leve ou moderada grave.

Sintomas

  São queixas frequentes o prurido, os espirros, a rinorréia e a obstrução nasal. As olheiras são frequentes, a dupla prega infra-ocular, prega nasal horizontal pelo hábito frequente de coçar a narina com movimento ascendente (saudação alérgica), alterações músculo-esqueléticas da face, respiração bucal, roncopatia, dor de garganta, alterações do sono e fadiga, voz anasalada, olho vermelho, lacrimejamento, prurido ocular, alterações do olfato e do paladar, prurido na garganta, ouvidos e tosse irritativa.

Associações

  A rinite pode estar associada a outras doenças, tais como: asma, conjuntivite, pólipos nasais, sinusite e otites.

Tratamento

  O tratamento se baseia em três pilares, porém nem sempre são todos utilizados. 
  A base do tratamento sempre será o controlo do ambiente, com a evicção dos possíveis agentes que causam a doença. Esta é a parte mais importante do tratamento.(Ver post sobre o controle do ambiente).
  Há várias categorias de medicamentos envolvidas no controlo dos sintomas.
  Imunoterapia (vacinas) é o único tratamento que pode alterar o curso natural da doença alérgica, mantendo a eficácia durante vários anos após ser terminada. Há alguns artigos que indicam que pode reduzir a progressão para a asma sobretudo em crianças e o aparecimento de novas sensibilizações demonstradas quanto se faz os testes cutâneos.




 Semana Mundial da Alergia

  A Organização Mundial da Alergia (WAO), e suas sociedades constituintes (ASBAI e SPAIC , dentre outras) promovem esta semana de 16 a 22 de Abril de 2012, vários eventos relacionados a esta entidade clínica. 
  Estima-se que atualmente em torno de 40% a 50% da população mundial apresente uma ou mais manifestações de alergia, sendo portanto uma prevalência muito alta. Tem-se verificado um grande aumento na gravidade das manifestações clínicas, bem como o acometimento de muitas crianças e jovens por estas patologias. Vislumbra-se um aumento dentro dos próximos anos de pacientes com comprometimento dos serviços prestadores de saúde e das entidades laborais, o que aumentaria muito os custos de manutenção e tratamento destas doenças. 
  Alterações genéticas das populações mundiais e climáticas como modificação da temperatura, umidade e fatores ambientais são dentre outros fatores os responsáveis pelo aumento da prevalência destas doenças. Então uma  gestão mais inteligente dos recursos ambientais, uma econômia mais autosustentável, um maior respeito ao meio ambiente fazem parte das medidas que podem ajudar a diminuir a prevalência destas doenças.
  Cada vez mais as doenças de foro alérgico, por sua enorme expressão social, constituem uma grande preocupação a nível mundial e iniciativas como esta devem estar na ordem do dia para discussão e divulgação.