Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 15 de abril de 2012



 Semana Mundial da Alergia

  A Organização Mundial da Alergia (WAO), e suas sociedades constituintes (ASBAI e SPAIC , dentre outras) promovem esta semana de 16 a 22 de Abril de 2012, vários eventos relacionados a esta entidade clínica. 
  Estima-se que atualmente em torno de 40% a 50% da população mundial apresente uma ou mais manifestações de alergia, sendo portanto uma prevalência muito alta. Tem-se verificado um grande aumento na gravidade das manifestações clínicas, bem como o acometimento de muitas crianças e jovens por estas patologias. Vislumbra-se um aumento dentro dos próximos anos de pacientes com comprometimento dos serviços prestadores de saúde e das entidades laborais, o que aumentaria muito os custos de manutenção e tratamento destas doenças. 
  Alterações genéticas das populações mundiais e climáticas como modificação da temperatura, umidade e fatores ambientais são dentre outros fatores os responsáveis pelo aumento da prevalência destas doenças. Então uma  gestão mais inteligente dos recursos ambientais, uma econômia mais autosustentável, um maior respeito ao meio ambiente fazem parte das medidas que podem ajudar a diminuir a prevalência destas doenças.
  Cada vez mais as doenças de foro alérgico, por sua enorme expressão social, constituem uma grande preocupação a nível mundial e iniciativas como esta devem estar na ordem do dia para discussão e divulgação.

Sem comentários:

Enviar um comentário