Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 5 de fevereiro de 2012



Autoexame da Mama

  Ontem foi o dia mundial da luta contra o câncer/cancro e eu achei pertinente abordar este assunto neste blog, pois esta doença é extremamente prevalente no nosso meio e mesmo assim ainda acho que há muita falta de informação sobre este assunto.  
  O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou a veiculação desta campanha utilizando estas personagens dos quadrinhos/banda desenhada com mulheres super-heroínas e eu achei particularmente interessante. Aqui eles mostram que qualquer um está sujeito e deve fazer o autoexame para conseguir o diagnóstico o mais breve possível.
  O autoexame deve ser feito por todas as meninas a partir do momento em que menstruam pois existem casos de câncer/cancro de mama abaixo dos 18 anos de idade. A periodicidade é mensal e de preferência após a menstruação ter terminado, quando a mama fica menos sensível.
  Os homens também podem ter esta doença então apesar das campanhas para o autoexame serem feitas na sua enorme maioria voltadas para o público feminino o autoexame é também recomendado para homens, uma vez que de modo geral sua doença é descoberta mais tardiamente, às vezes por falta de informação, e também pela agressividade da patologia muitas vezes ser maior.
 








Sem comentários:

Enviar um comentário