Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 4 de março de 2012

Hiperatividade, Doença da Moda?
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção

  Hoje em dia há que se notar que nós temos um contexto social muito complicado: pais que chegam tarde, cansados e às vezes irritados em casa  e não conseguem dar a devida atenção a vida acadêmica de seus filhos. Por outro lado há professores que trabalham sob uma pressão enorme, muitas vezes insatisfeitos com sua vida profissional, o que pode determinar uma má performance na sala de aula, fazendo com que não consigam conquistar a atenção dos alunos. No meio disto tudo estão as crianças que sob influência destes dois ambientes estressantes tem que mostrar que são boas estudantes e que cumprem sua função de maneira impecável. Desta forma é importante que se façam as investigações para que tenhamos o diagnóstico correto uma vez que isto pode rotular o estudante de maneira equivocada.
  Quando nos deparamos com quadros de falha de aprendizagem o diagnóstico de hiperatividade sempre vem à tona.
   Há duas formas de apresentação embora nem todas as crianças apresentem hiperatividade mas todas mostram dificuldades em manter a atenção ou seja estarem concentradas. Geralmente quando temos a forma hipercinética da hiperatividade o diagnóstico costuma ser mais direto, quando a situação clínica se manifesta só pelo défice de atenção o diagnóstico costuma ser mais complicado. Uma vez estabelecido o diagnóstico o tratamento deve ser iniciado, porém não adianta só dar medicamentos é importante termos tanto na escola quanto em casa formas de abordar e conduzir a doença.

Abordagem da hiperatividade (na escola e em casa)

  Esta criança vai precisar sobretudo de regras e disciplina, o que não quer dizer que tenhamos que ser secos ou brutos, deveremos estabelecer e recordar as normas regularmente. Quando for dar um comando fale com um tom ligeiramente mais alto, porém neutro, com contato ocular e de maneira clara e objetiva.
É melhor falar de maneira positiva: faça isto ao invés de não faças isto. Podemos utilizar sempre reforço de memória visual como as normas escritas no quadro para que a criança se lembre.
  Para melhorar a auto-estima da criança podemos instituir a política dos prêmios quando a criança tem cumprido as regras de maneira satisfatória.
   Evitar chamar a atenção em público da criança, isto só a deixará estressada é melhor fazer de maneira isolada, afinal ninguém gosta de receber críticas na frente de outras pessoas.
  Dar tarefas que a criança possa movimentar-se como chamar alguém, dar recados, apagar o quadro, pois assim a criança pode liberar um pouco de energia.
  As crianças gostam de ser elogiadas, e o hiperativo faz um esforço muito grande para se manter limitado ao espaço físico dado a ele  principalmente na sala de aula então de vez em quando elogie.

Abordagem  do Défice de atenção (na escola e em casa)

  Estas crianças devem estar sempre próximas a professoras e a colegas mais tranquilos, de preferência inseridos em turmas com poucos alunos e menos turbulentas. 
  Qualquer coisa os distrai então sua carteira só deve ter o estritamente necessário para a atividade em questão. Pode ser necessário trabalharem em carteiras isoladas.
  Aqui também as regras e disciplinas deverão ser implementadas para que a criança possa aprender a organizar-se. O contato ocular também é fundamental na comunicação com a criança. E deverá estabelecer-se um sinal para comunicação quando o adulto perceber que a criança está distraída.
  As tarefas deverão ser divididas em pequenas partes para que o aluno tenha noção que terá que acabá-las num determinado tempo e assim verá que consegue concluí-las, isto o tornará mais organizado e mais motivado também.
  A criança quando é chamada à realidade sente-se um pouco perdida e deverá ser ensinada a atitude a tomar, que pode ser: olhar para o quadro, ouvir e entender o contexto que está sendo apresentado, levantar a mão e perguntar, ou perguntar a um colega.

  Concluindo, em ambas as formas um ambiente calmo e um tratamento individualizado são ideais, estabelecer regras, relembrá-las frequentemente de modo oral ou escrito, ter sempre o contato visual e manter o foco da atenção são importantes para o sucesso escolar e do tratamento desta criança.

4 comentários:

  1. Parabéns Dr.ª Carmen pela exelente iniciativa!!
    Obrigada particularmente por esta publicação pois para mim é um tema muito importante. Os artigos são todos muito interessantes e esclarecedores, para muitas das nossas dúvidas enquanto pais e educadores.
    Mais uma vez agradeço toda a sua dedicação e carinho para com os "nossos" filhos. Um Beijinho da Inês, do Pedro e dos pais:)

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Drª Carmen, necessitava de lhe enviar um email com fotos do meu pequenote (Gustavo), tem o dedo mindinho do pé vermelho e quente. Anda normalmente, mas queixa-se ao toque. queria saber se é necessario rx ou se passa com o tempo:)
    Obrigado
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Drª Carmen
    Parabéns pelo blog!!
    Este artigo está bastante elucidativo.
    Obrigada, mais uma vez superou as minhas expetativas (não que tivesse dúvidas e estes 8 anos prova-o), a mais importante foi quando me ajudou a lidar e a entender a asma do Diogo (melhor que a alergologista)e desta vez com este artigo que em parte se aplica à situação do Diogo.
    Vou passar mensagem à professora para trabalharmos que em conjunto( pais e professor).
    Continue, pois já subscrevi este blog e recomendo.
    Mónica Macedo (moni.macedo@hotmail.com), mãe do Diogo Lopes

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Drª Carmen.

    Parabéns pela sua dedicação e iniciativa!
    Beijinhos do Duarte

    ResponderEliminar