Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 18 de março de 2012

A Importância do Lanche Escolar na formação dos Bons Hábitos Alimentares

  Previnir o desenvolvimento dos maus hábitos alimentares é uma das únicas formas de combatermos a obesidade e consequentemente o aparecimento de doenças relacionadas a esta condição clínica, que infelizmente é cada vez mais frequente entre nós. Este é um tema inportantíssimo pois estas doenças têm um impacto extremamente negativo na saúde não apenas durante a infância como também ao longo da vida adulta. 
  Na minha prática clínica é cada vez mais frequente verificar a presença de casos de obesidade,  colesterol alto,  dores articulares e musculares promovidas pelo excesso de peso,  aparecimento de hipertensão nas crianças, valores limítrofes de glicose, dentre outras condições clínicas relacionadas aos maus hábitos alimentares. 
  A época mais eficaz para a prevenção destas doenças é a partir da idade pré-escolar onde há introdução de alimentos novos e formação dos bons hábitos alimentares. Por ter um papel importante na alimentação e formação dos hábitos alimentares saudáveis a preparação do lanche escolar merece toda a atenção e cuidado.
  O lanche ideal  é composto de uma porção de carboidratos (hidratos de carbono), uma de proteína e uma de frutas/vegetais. Pode ser incluída uma opção de bebida cujo perfil nutricional deve ser adequado como por exemplo sumos/sucos de frutas naturais ou bebidas a base de soja. Assim estas pequenas refeições podem auxiliar a oferta de nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento de crianças saudáveis e com bons hábitos alimentares.
  Alimentos como iogurtes, cereais (sem chocolate), todas as frutas, cenouras cruas, fatias de pão (pode ser integral), porções de queijo, bolachas sem recheio, peito de peru, são alguns tipos de alimentos que podem ser utilizados para preparar o lanche das crianças. 
  Atualmente temos em torno de 20% de crianças consideradas obesas na Europa, no Brasil os dados do IBGE giram em torno de 15%, na China as autoridades já chamam a atenção para o crescente aumento dos índices de sobrepeso na sua população, desta maneira é importante conscientizarmos as pessoas para esta terem cuidado com a alimentação de suas crianças e deste modo também  com o restante  de sua família pois é bom darmos bons exemplos aos nossos filhos.

1 comentário:

  1. Dr. Carmen, nao posso estar mais de acordo mas os pais também necessitam da colaboração das escolas na implementação destes bons habitos. Nós tentamos sempre que a Madalena leve um lanche variado e apetitoso e toma sempre o pequeno almoço em casa (leite e cereais). Nem sempre é fácil e dá trabalho mas essa é a nossa função, não é??
    Sónia Cardoso

    ResponderEliminar