Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 15 de abril de 2012

O que é Rinite?

  A rinite é uma inflamação da mucosa nasal que se traduz clinicamente pela presença de um ou mais dos seguintes sintomas: prurido(coceira), espirros, rinorréia (coriza) que pode ser anterior ou posterior, e obstrução nasal.
  A rinite é habitualmente considerada uma doença trivial, mas é um problema de saúde global e tem um impacto considerável na qualidade de vida dos pacientes.Atualmente tem vindo a adquirir uma importância, pelo aumento de sua prevalência cada vez maior em termos sociais e econômicos. 
  É uma doença com uma prevalência superior a 50% em algumas faixas etárias de muitos países e que atinge mais de 500 milhões de pacientes em todo o mundo.

Classificação

  A rinite pode ser classificada como sendo: alérgica, infecciosa, ocupacional, induzida por medicamentos, hormonal, idiopática e outras causas.

Classificação da rinite alérgica

  Pode ser classificada de acordo com a exposição em perene ou sazonal.
  Uma outra classificação é segundo a ARIA (Allergic Rhinitis and Its Impact on Asthma) que a divide em intermitente ou persistente e leve ou moderada grave.

Sintomas

  São queixas frequentes o prurido, os espirros, a rinorréia e a obstrução nasal. As olheiras são frequentes, a dupla prega infra-ocular, prega nasal horizontal pelo hábito frequente de coçar a narina com movimento ascendente (saudação alérgica), alterações músculo-esqueléticas da face, respiração bucal, roncopatia, dor de garganta, alterações do sono e fadiga, voz anasalada, olho vermelho, lacrimejamento, prurido ocular, alterações do olfato e do paladar, prurido na garganta, ouvidos e tosse irritativa.

Associações

  A rinite pode estar associada a outras doenças, tais como: asma, conjuntivite, pólipos nasais, sinusite e otites.

Tratamento

  O tratamento se baseia em três pilares, porém nem sempre são todos utilizados. 
  A base do tratamento sempre será o controlo do ambiente, com a evicção dos possíveis agentes que causam a doença. Esta é a parte mais importante do tratamento.(Ver post sobre o controle do ambiente).
  Há várias categorias de medicamentos envolvidas no controlo dos sintomas.
  Imunoterapia (vacinas) é o único tratamento que pode alterar o curso natural da doença alérgica, mantendo a eficácia durante vários anos após ser terminada. Há alguns artigos que indicam que pode reduzir a progressão para a asma sobretudo em crianças e o aparecimento de novas sensibilizações demonstradas quanto se faz os testes cutâneos.


2 comentários:

  1. Olá Drª Carmen,daqui é a mãe do Carlos,de quem a Drª é Pediatra,gosto muito do seu Bloogs,muitos parabéns.Já o tenho recomendado a muitas mães,que andam sempre preocupadas com os seus filhos...
    Muito obrigado por tudo que tem feito pelo meu Carlinhos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Dra por toda a informação

    ResponderEliminar