Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 3 de junho de 2012

A,B, C, D DOS SINAIS OU PINTAS



   Os sinais ou pintas são marcas que aparecem no nosso corpo ao longo da vida. Em algumas pessoas dependendo do local ficam até bastante charmosos, porém é necessário que tenhamos cuidado com as características apresentadas pelo sinal pois ele pode ser a apresentação de um câncer/cancro de pele, nomeadamente o mais perigoso de todos que é o melanoma. A incidencia deste tumor tem aumentado em crianças e adolescentes.

O que é? 
  O melanoma é o tipo de câncer de pele mais letal que existe. Tem sua origem nos melanócitos que são células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele). Mesmo que represente somente 4% dos tumores de pele, o melanoma é grave pela sua alta possibilidade de metástase. Como toda e qualquer doença, terá melhor prognóstico se detectada precocemente, ou seja sem a presença de metástases. Estes tumores podem ser adquiridos da mesma maneira que outros tumores de pele mas também são considerados fatores de risco: a exposição solar em demasia, a pele clara (principalmente ruivos com sardas, estes podem ter melanoma claro), história familiar, história pessoal prévia que vai facilitar o aparecimento de novas lesões.

O que se sente? 
  Geralmente o melanoma não ocasiona sintomas. Ele pode acometer uma pele normal ou desenvolver-se a partir de uma lesão, geralmente pigmentada. Estas lesões podem ter colorações escuras e diversas, bordos irregulares, coceira, entre outros achados. Quando há uma alteração visível em lesão anterior,  aumento do tamanho, na coloração e na forma com o aparecimento de bordas irregulares, é importante uma avaliação dermatológica. O A,B, C e D está abaixo:

  • Assimetria - se imaginarmos uma linha que passe pelo meio do sinal ele é assimétrico

  • Bordas irregulares - os limites do sinal são mal definidos









  • Coloração variada - tem mais que uma cor

  • Diâmetro - maior que 6 milímetros

 
Como o profissional de saúde faz o diagnóstico? 
  O diagnóstico é realizado através de exame clínico. Após sua retirada, o mesmo é enviado para diagnóstico anátomo-patológico para confirmação diagnóstica e avaliação de margens cirúrgicas, buscando a ressecção completa da lesão. 
  O paciente que apresenta muitos sinais deverá ser acompanhado por um dermatologista e suas lesões deveram ser submetidas a dermatoscopia e serem fotografadas para acompanharmos a evolução das mesmas.

Como se trata? 
  O tratamento é a retirada cirúrgica da lesão. A radioterapia e a quimioterapia, dependendo da evolução da doença também podem ser utilizados. Infelizmente, quando há metástase, esta patologia torna-se incurável na maior parte das vezes.

Como se previne? 
  A melhor maneira de prevenir esta lesão é evitar a exposição solar em períodos perigosos (das 10 as 16h). Bem como realizar uma proteção com uso de soluções protectoras solares e uso de dispositivos como chapéu, guarda-sol, óculos escuros (uma vez que os olhos também podem ser local de implantação do melanoma).         

Sem comentários:

Enviar um comentário