Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vacina contra HPV (Papilomavírus humano)


  Em alguns países esta vacina já faz parte do calendário de vacinas instituído pelo governo. A maioria destes países adota a vacinação no período de 9 a 13 anos nas meninas. A doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente no mundo é a causada por HPV.
  Há uma intensa discussão científica global  sobre o público alvo destas campanhas públicas de vacinação, isto é, vacinar ou não homens, isto porque o HPV está relacionado a praticamente 100% dos casos de câncer/cancro de colo de útero (o segundo que mais afeta as mulheres), mas também está associado a pelo menos metade dos casos de câncer de pênis. As mulheres podem ser vacinadas até 45 anos e os homens até 26 anos por ora.
  Existem atualmente duas vacinas contra HPV, a quadrivalente e a bivalente, que são aplicadas em 3 doses. A quadrivalente faz com que sejam produzidos anticorpos para os dois principais tipos de vírus causadores de câncer (16 e 18), os mesmos da bivalente e também para os dois tipos que geram  verrugas genitais (6 e 11).
  A imunogenicidade da vacina contra os casos de câncer de colo uterino gira em torno de 70-80%, o que é bastante alta. Mas além de termos efeitos contra o câncer nos homens e mulheres também temos que entender que também é importante proteger a população contra a verruga genital (DST), desta forma se tiver interesse poderá consultar seu médico para avaliar a aplicação deste modo de prevenção. 
  As formas de diagnóstico deste vírus são através do papanicolau executado pelo ginecologista e do teste do DNA do HPV, que está disponível para detecção de certos tipos de HPV, que podem causar câncer de colo de útero, pois a maioria das vezes este vírus causa a doença de modo silencioso não sendo detectada sem ser através de exames preventivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário