A partir dos 12 meses deixam de existir tantas restrições alimentares e promove-se a alimentação saudável do bebê e consequentemente de todas as pessoas que o cercam. O bebê poderá comer a comida feita para o almoço ou jantar da família, desde que sem temperos e com o mínimo de sal, aproveite para utilizar menos sal e gordura na sua comida e promova assim uma alimentação saudável e adequada para todos os membros da família. No que diz respeito ao leite poderá fazer uso do leite que vinha
utilizando até agora na fase 3 ou passar para a linha crescimento. Isto
fica a critério dos pais. O consumo de leite materno deve ser estimulado mesmo após os 12 meses e poderá ser feito mesmo quando a criança fizer uso do leite em pó ou de pacote.
O bebê agora tem o cardápio igual a todos, deixando de ser necessário fazer comida específica para ele. Porém manterá o hábito de comer sopa e fruta, que foi instituido durante este seu primeiro ano de vida. A velocidade de crescimento dele irá diminuir, não se preocupe se ele diminuir a quantidade de comida que consome pois isto é perfeitamente normal e é esperado.
Evite dar doces, chocolates, gorduras, molhos, sumos/sucos pois isto não faz parte de um cardápio saudável e ainda por cima favorece o aparecimento das cáries e o aumento do colesterol, bem como a obesidade (25% da população infantil européia está obesa ou se encaminhando para o excesso de peso).
Está provado que se não oferecermos alimentos de paladar adocicado para crianças até os 2-3 anos estas não terão muito interesse por estes alimentos no futuro.
A partir daqui as possibilidades alimentares serão inúmeras ...
A partir daqui as possibilidades alimentares serão inúmeras ...
Olá o meu filho fez 1 ano. Continua a comer a sopa mas comida ainda não come muito. Devo reduzir a sopa para ver se ele come mais comida solida?
ResponderEliminaranabela.salgado@gmail.com
Sra. Dra. Carmen Costa,
ResponderEliminarExistem já inúmeros estudos e provas que o leite não proveniente dos humanos é prejudicial para a saúde tanto de crianças como para os adultos.
Deixo aqui um link da palestra do Dr. Lair Ribeiro sobre o tema.
http://www.youtube.com/watch?v=L8lJ2d1DQvw&list=FLlHzg7QUA64tbVCGQd38n8Q
Gostaria de saber qual a sua opinião sobre este assunto.
Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Ribeiro