Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Introdução da Alimentação Diversificada (I)

  Agora é hora de iniciar a dieta variada. Quando começar e como começar? Sobretudo é importante saber que a partir do momento em que se inicia qualquer tipo de alimento que não seja leite materno é fundamental oferecer água entre as refeições, esta não precisa ser fervida desde que de garrafão e de boa marca.

  A criança durante o primeiro ano de vida tem um crescimento extremamente acelerado e necessita de uma dieta equilibrada, diversificada e rica em proteínas, ferro, sais minerais, gorduras e hidratos de carbono. Entretanto como seu trato digestivo ainda é imaturo nós temos que ter cuidado na introdução dos alimentos principalmente no que diz respeito aqueles que são mais difíceis de digerir, os que podem gerar algum tipo de alergia e os que provocam a intolerância ao gluten.

  Normalmente a introdução pode ser feita a partir dos 4 meses mas o ideal é que seja feita o mais próximo dos 6 meses possível, uma alternativa é a retirada do leite e armazenamento do mesmo (ver post anterior).

  Lembre-se que seu filho nunca comeu desta forma e que existe um reflexo que é o de propulsão da língua (começa a desaparecer a partir dos 4 meses) em que o bebê projeta a língua pra fora o que vai fazer com que ele empurre a colher e consequentemente a comida pra fora da boca. Não espere o bebe ficar com muita fome pois ele perderá a paciência e poderá não facilitar a introdução da alimentação desta forma. As sopas e as papas (a não ser as feitas para este fim) são alimentos que devem ser dados com colher e não de outra forma. Inicialmente o que deve acontecer é que vai mais pra fora que pra dentro mas isto é divertido! De preferência comece a alimentação no fim de semana em que normalmente estamos menos atarefados, veja como vai ser engraçado e filme pois posso lhe garantir que quando seu filho estiver maior vai adorar assistir estas imagens (as minhas adoram). Prepare-se para a animação e para a limpeza depois!!!!

  Algumas crianças não aceitam com facilidade que seja a mãe (quando esta amamenta) a dar a comida, então tenha calma e passe esta função para o pai que pode revelar ter muito talento para esta atividade, afinal a missão de criar um filho fica mais agradável quando temos mais pessoas envolvidas.




2 comentários:

  1. Isso é bem verdade. A minha filha come melhor quando é o pai a dar a comida, pois ainda mama. O meu problema é que o pai quase nunca está em casa na hora das refeições e ela agora começou a rejeitar a sopa (que comia lindamente).

    ResponderEliminar
  2. Enquanto pai, também confirmo que a minha filha come melhor comigo do que com a mãe, embora, verdade seja dita, ela coma bem com ambos, mas comigo há menos "cinema".

    Dra. gostaria da sua autorização para publicar alguns dos seus textos no jornal bi-mensal da associação de bombeiros voluntários de Izeda, concelho de Bragança, do qual sou diretor. Se autorizar, levar-lhe-hei, logo que possível, um exemplar do jornal A Sineta.
    Obrigado.

    ResponderEliminar