Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Introdução da Alimentação Diversificada (II)

  Existem diretrizes no que diz respeito a introdução de alimentos novos às crianças, porém a dieta deve ser iniciada de maneira individualizada, de acordo com a condição clínica da mesma.Cada dieta é estipulada pelo pediatra da maneira que ele acha mais adequada a criança, e como medicina não é uma ciência exata vão haver diferenças entre cardápios de uma crinaça para outra, portanto siga as instruções do médico que a acompnha pois ele é que conhece melhor a criança. 
  Sabemos atualmente que a percepção dos sabores doces e salgados é inata, e que os amargos e azedos tem que ser aprendidos e treinados. Sabemos também que  os bebês alimentados com leite materno por causa da variedade de sabores do mesmo, tem uma vantagem na maior possibilidade de aceitação de paladares diferentes.
  Desta feita podemos começar a introdução dos alimentos com papa ou sopa. A minha preferência na maioria dos casos é pela sopa. Após a introdução de qualquer tipo de alimento novo pode ocorrer a alteração no transito intestinal do bebê, ele pode ter dificuldade para evacuar, ou as fezes podem ficar mais líquidas e/ou ácidas isto deve ser verificado com atenção. Podem aparecer manchas no corpo, distensão abdominal ou vômitos em caso de alergias. Desta forma introduza os alimentos e observe a reação do seu filho.

Iniciando a Sopa

  A sopa pode ser iniciada a partir dos 4 meses, de preferência o mais próximo dos 6 meses e  deverá ser muito simples inicialmente, com poucos ingredientes, para evitar alergias e começar a treinar o paladar para futuramente irmos introduzindo mais elementos.Deverá ser dada na hora do almoço. Normalmente inicio com batata, cenoura, abóbora e às vezes alface (folhas mais tenras). O legumes são lavados e cozidos sem casca só em água. Quando estiverem prontos nos os trituramos na água da cozedura que é retirada e adicionada novamente aos poucos para que possamos encontrar uma diluição dos legumes que permita uma textura cremosa. Os alimentos consumidos pelas crianças até pelo menos 12 meses não deverão levar sal. O azeite deve ser adicionado após a cozedura ou imediatamente antes do consumo da sopa, não se pode aquecê-lo. Se possível evite o uso do microndas pois ele aquece mais o recipiente e promove o aquecimento irregular dos alimentos. Sempre verifique a temperatura da sopa antes de oferecê-la, para evitar que a mesma esteja quente ou fria.

Iniciando a Papa

  A papa poderá ser introduzida também aos 4 meses (melhor mais próximo aos 6 meses), e deverá ser sem glúten até os 6 meses. Pode ser feita com água ou leite artificial. Eu acho mais prático as feitas com água. Deverá se experimentar um sabor por vez. Deve-se observar que o bebê pode ficar com dificuldade para evacuar. Só deve ser dada uma vez por dia.  

E as Frutas?

  Normalmente após uma semana de treinamento com a sopa a criança já está mais habituada com o sabor e com a colher, podemos iniciar a fruta. Esta pode ser cozida, assada ou crua. Eu começo com a maçã ou a pêra. Poderá ser dada como sobremesa após a sopa ou como lanche no meio da manhã. Não há mistura de frutas enquanto o paladar da criança não estiver treinado e nem adição de bolachas pois na sua maioria apresentam glúten que devem ser oferecidos após os 6 meses de idade e alteram o sabor das frutas por ter um paladar marcadamente doce. 

E as Carnes?

  Por volta dos 6 meses está indicado o início das carnes. Normalmente se inicia com carnes brancas e magras que costumam ter um baixo risco de promover alergias. As carnes por mim orientadas são: frango, coelho e perú. Para evitar a sobrecarga de proteínas ofereça em torno de 20 gramas de carne por dose de sopa. A carne deve ser triturada junto com os vegetais, bem como em relação ao peixe que temos que ter cuidado com as espinhas devemos ter atenção com ossos, inicialmente use carne desossada, que lhe facilitará o trabalho.

  Poderá iniciar ao 6º mês banana (se não estiver obstipado), papaia, mamão, manga, meloa, melância e melão caso seja época. Não poderá introduzir citrinos, frutos vermelhos e silvestres.

   Evite restringir a alimentação da criança no que diz respeito a introdução dos alimentos inferindo sobre ela as suas preferências alimentares.


1 comentário:

  1. A nossa pediatra mandou introduzir sumo de laranja aos 6 meses, e proibiu a alface... cada um diz uma coisa e só nos confundem.

    ResponderEliminar