Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Introdução da Alimentação Diversificada (III)

  Após a introdução das carnes já mencionadas no post anterior poderá iniciar a introdução de praticamente todos os vegetais, após o 7º mês, fazendo a substituição de um elemento por vez ( a sopa pode ter cerca de 5-6 ingredientes) e o testando por 5 dias. Normalmente eu retardo o início dos nabos, nabiças, feijões  até por volta de 12 meses.As favas até um pouco mais tarde.
  A criança já poderá começar a comer iogurtes desde que feitos com leite adaptado, e  serão dados  como lanche no período da tarde  até 2 iogurtes. Os iogurtes podem ser alternados com a papa, ou seja, um dia papa outro 1-2 iogurtes, o que não está recomendado é o uso de queijinhos os famosos "suissinhos" pelo seu alto teor de gordura.O cálcio presente no iogure interfere na absorção do ferro desta forma não é recomendado iogurte como sobremesa e sim como lanche.
  Conforme o bebê fique mais experiente com a colher e com a assimilação dos sabores, vá aumentando a consistência dos alimentos (sopa e fruta) desde que ele já possua dentes, e supervisione de perto para evitar que ele se engasgue. Poderá oferecer pão (de preferência sem sal) e bolachas próprias para bebês (ajudam a coçar as gengivas).
  Quando a criança chega aos 9 meses incia-se outro grupo de carnes e peixe, o borrego eu deixo para ser iniciado agora pois tem um sabor muito intenso, embora possa ser iniciado juntamente com o frango, o coelho e o perú.
  O peixe utilizado inicialmente é a pescada, linguado ou solha (peixes magros) os peixes tipo salmão e cherne são deixados para mais tarde pois tem uma elevada concentração de gordura e podem causar alguma intolerância digestiva na criança. Pode utilizar peixe fresco ou congelado, entretanto cuidado com as espinhas!!!!
  Entre 9 e 10 meses nós vamos introduzir a gema de ovo, que deverá ser metade da gema duas vezes por semana, na sopa ou separada. A clara só deve ser dada após 12 meses, pois pode causar alergias. Deve ser dada sem outras carnes, isolada. 
  As frutas a serem oferecidas são todas menos os citrinos (laranjas, kiwi, fisalis, maracujá, ananás, abacaxi...), morangos e frutos silvestres (mirtilo, amoras...).
  Agora a sopa já deve estar mais consistente e a criança já está mais segura a comer, e talvez já tenha dentes, se assim for iniciaremos a introdução de batata amassada, cenoura amassada, frango desfiado, carne desfiada, peixe  desfeito, arroz ou massa bem cozidos e desta forma vamos diminuir a quantidade de sopa e progressivamente retirar a carne dela também. Se assim o fizermos provavelmente a partir dos doze meses a quinze meses a sopa já poderá ter só legumes e poderemos oferece-la com pedaços.

  Deixe seu filho pegar a comida com a mão, pois assim através do tato ele também irá sentir as texturas dos alimentos, o que facilita o reconhecimento dos alimentos e a aceitação de novos tipos e nutrientes. Ele experimenta o mundo com as mãos e com a boca, isto é perfeitamente natural.

2 comentários: