Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Introdução da Alimentação Diversificada (IV)

  A partir dos 12 meses deixam de existir tantas restrições alimentares e promove-se a alimentação saudável do bebê e consequentemente de todas as pessoas que o cercam. O bebê poderá comer a comida feita para o almoço ou jantar da família, desde que sem temperos e com o mínimo de sal, aproveite para utilizar menos sal e gordura na sua comida e promova assim uma alimentação saudável e adequada para todos os membros da família. No que diz respeito ao leite poderá fazer uso do leite que vinha utilizando até agora na fase 3 ou passar para a linha crescimento. Isto fica a critério dos pais. O consumo de leite materno deve ser estimulado mesmo após os 12 meses e poderá ser feito mesmo quando a criança fizer uso do leite em pó ou de pacote.
  O bebê agora tem o cardápio igual a todos, deixando de ser necessário fazer comida específica para ele. Porém manterá o hábito de comer sopa e fruta, que foi instituido durante este seu primeiro ano de vida. A velocidade de crescimento dele irá diminuir, não se preocupe se ele diminuir a quantidade de comida que consome pois isto é perfeitamente normal e é esperado.
  Evite dar doces, chocolates, gorduras, molhos, sumos/sucos pois isto não faz parte de um cardápio saudável e ainda por cima favorece o aparecimento das cáries e o aumento do colesterol, bem como a obesidade (25% da população infantil européia está obesa ou se encaminhando para o excesso de peso).
  Está provado que se não oferecermos alimentos de paladar adocicado para crianças até os 2-3 anos estas não terão muito interesse por estes alimentos no futuro.

                                          A partir daqui as possibilidades alimentares serão inúmeras ...

2 comentários:

  1. Olá o meu filho fez 1 ano. Continua a comer a sopa mas comida ainda não come muito. Devo reduzir a sopa para ver se ele come mais comida solida?
    anabela.salgado@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Sra. Dra. Carmen Costa,
    Existem já inúmeros estudos e provas que o leite não proveniente dos humanos é prejudicial para a saúde tanto de crianças como para os adultos.
    Deixo aqui um link da palestra do Dr. Lair Ribeiro sobre o tema.

    http://www.youtube.com/watch?v=L8lJ2d1DQvw&list=FLlHzg7QUA64tbVCGQd38n8Q

    Gostaria de saber qual a sua opinião sobre este assunto.

    Com os melhores cumprimentos,

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar