Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ter boa postura é fundamental

  Tenho notado que cada vez mais cedo aparecem crianças no meu gabinete com alterações ortopédicas que estão relacionadas com a má postura que adotam no seu cotidiano. Sentar com a coluna reta e com os pés bem firmes no chão são medidas simples que podem evitar doenças como a escoliose (desvio lateral da coluna), e desta forma protegem-se os ossos e músculos de lesões por má postura.
  O peso da mochila e o modo como distribui-se o peso dentro dela, bem como a forma com que a levamos também são fatores que devem ser levados em consideração no que diz respeito a proteção de nossa coluna.
  É importante lembrar que o organismo da criança está em desenvolvimento e um comprometimento na formação de ossos e músculos poderá acarretar problemas crônicos de foro ortopédico.
  Sentar, andar ou dormir em posições inadequadas pode causar alterações e até deformidades, caso o problema passe muito tempo para ser corrigido.

  Dicas simples para manter a postura correta e evitar danos à sua saúde: 

Na sala de aula
 
  Crianças com problemas audivitos ou de visão tendem a sentar-se de maneira errada para compensar suas deficiências. O posicionamento inadequado na cadeira facilita o aparecimento da escoliose. Crianças  muito tímidas geralmente curvam o corpo, o que pode gerar a hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal). As pessoas que escrevem com a mão esquerda (canhotos) devem sentar-se em cadeiras próprias para elas. A postura correta para assistir aula é sentar sobre o osso ísquio (debaixo das nádegas), mantendo as costas retas e próximas ao encosto da cadeira e deixar sempre os pés apoiados no chão. 

No computador
 
  Para manter a postura correta em frente ao computador é preciso regular a altura do monitor do equipamento ao nível dos olhos da criança, a criança deve apoiar os braços na mesa ou nos braços da cadeira e se sentar sobre o osso ísquio, encostando a coluna na cadeira e apoiando bem os pés no chão.



Mochila
 
   O mínimo de peso deve ser levado na mochila para não alterar o processo de desenvolvimento muscular e ósseo da criança. Apenas se deve levar livros e cadernos que de fato serão utilizados naquele dia e acomodar o material de modo que o peso fique equilibrado, sem sobrecarga em um dos lados da bolsa.
A mochila deve ser de um modelo adequado ao tamanho da criança e com formas simétricas, duas alças e encosto maleável, permitindo que o peso seja distribuído de maneira equilibrada.A mochila deve ter rodinhas para as crianças menores e para os maiores deverá SEMPRE ser utizada com as duas alças.

Descalço
 
   É importante incentivar a criança a andar descalça sobre areia da praia de vez em quando. Isso auxilia no desenvolvimento postural.

Calçado
 
  É também importante ressaltar que os sapatos devem ser adequados aos pés, no que diz respeito as formas, tamanhos e materiais que são constituídos, pois eles dão firmeza quando se  caminha e quando apoiamos os pés no chão.

1 comentário:

  1. Boa tarde Drª Carmen,

    Como está? Já recuperou totalmente da gripe? Este tempo não traz nada de bom... a não ser uma melhor disposição, já que o sol sempre nos alegra o dia!
    Quanto à Leonor, já está melhor, o ouvido, nem a garganta se agravou, uma vez que anda muito bem disposta e já não lhe temos dado o ben-u-ron, nem o brufen.

    Doutora, tenho tido dificuldade em comentar posts seus, que já tenham comentários de outras pessoas, será problema meu ou do meu PC?

    Queria comentar e tirar algumas duvidas do post da introdução da alimentaçao diversificada e não consigo.
    Desta forma aproveito este post para tirar algumas duvidas.
    Já recomendou a introdução de quase todos os vegetais à Leonor (está quase a fazer nove meses) mas mesmo assim eu queria questionar se já posso introduzir a cebola, o feijão-verde, os agriões e as ervilhas? Mãe é muito preocupada, apesar da Doutora ter dito que só não deveria dar nabo, nabiça, feijão e favas...desculpe...
    Quanto aos iogurtes recomendou o primeiro danoninho, tenho a dizer que adorou e come sempre 2 de cada vez ao lanche, dia sim, dia não! Mas fiquei com a duvida se também não recomendou o Nestle cereais? Não consegui perceber bem e tentei procurar no supermercado se existia esse ou não para bebé, mas não encontrei nada.
    Será que me pode dizer ao certo que iogurte recomendou para além do meu primeiro danoninho?

    Já agora, qual é a opinião da Srª Drª para a utilização de almofada? É aconselhada a partir de que idade? A Leonor dorme sem almofada, nunca experimentamos, nem estou certa da idade recomendada...

    No próximo mês temos consulta, eu sei que estas duvidas deveria as esclarecer na consulta, mas a Doutora é sempre tão solicita que eu acabo por abusar da sua disponibilidade. E depois na consulta estas dúvidas nem sempre surgem, só mais tarde a refletir nos assuntos é que surgem.
    Desde já o meu muito obrigada.

    Posso sugerir um tema para um post? :-) Altura ideal para o bebé dormir no quarto dele! Eu já li várias opiniões, mas a opinião da Doutora é tão importante para nós que eu não resisto a fazer esta sugestão...

    Peço desculpa pelo abuso do comentário tão alargado e pelo conteúdo que deixa de ser exatamente um "comentário".

    Mais uma vez obrigada pelo carinho, dedicação e paciência para com estes pais tão preocupados e principalmente com a Leonor!

    Atentamente,
    Carla Macedo
    (macedo.carla@gmail.com)

    P.S. Percebo perfeitamente se não puder responder!

    ResponderEliminar