Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 18 de março de 2012

Deixar Chorar Até Dormir? Sim ou Não?  Parte II

Dicas Para Todos Dormirem Melhor (Caminho Para Achar o Botão de Desliga)

1- Rotina

  Os bebês devem aprender a rotina da casa. Lembre-se que para aprender uma rotina o ser humano de modo geral leva 21 dias para incorporá-la ao seu dia-a-dia. Os bebês não tem nenhuma rotina pré-estabelecida então esta deve ser ensinada. É importante que se faça isto na mesma hora e sempre da mesma forma como se fosse um ritual. Pode-se dar banho, fazer massagem, diminuir as luzes, amamentar e colocar no berço como rotina por exemplo.

2- Diminuir estímulos

  Os estímulos sonoros, táteis e visuais devem ser diminuidos pelo menos 1 hora antes de dormir. Desta forma diminua as luzes da casa, não brinque de lutas, ou outras brincadeiras excitantes, não deixe a televisão ligada. Se quiser pode por uma música mais suave.

3- Banho

  Alguns bebês relaxam com a água e gostam do banho, que não deve ser de temperatura muito quente pois quando dormimos nossa temperatura tende a baixar para suportar o metabolismo basal, se a água estiver mais quente demora mais a atingir a temperatura ideal para conciliar o sono. Não excitar demais a criança com brincadeiras. Pode fazer massagens depois do banho com óleo ou cremes hidratantes, de modo geral isto promove relaxamento.

4- Climatização e Luminosidade

  Calor ou frio dificultam o sono, então se estamos no inverno e o bebê não se cobre sozinho utilize um pijama mais quente e/ou um aquecedor no quarto do bebê. Se é verão o pijama deve ser mais fresco e pode se utilizar ar condicionado ou ventiladores somente para colocar o ambiente mais confortável para a criança. Cuide também da umidade do local, o uso de ar condicionado tende a tornar o ar mais seco o que favorece a tosse, umidifique o quarto se for necessário. A luz ambiente deve ser diminuída, e pode haver uma luz de presença no ambiente.

5- Objetos de Afeição

  Coloque na cama do seu bebê um objeto que seja seu companheiro das noites, para que ele se sinta mais confortável na ausência dos pais. Pode ser um bichinho ou brinquedo desde que não ofereça riscos para a saúde e integridade física da criança como por exemplo alergias ou sufoque o bebê.

6- Alimentação

  Os hábitos alimentares também devem entrar no emprego da rotina diária da casa. As crianças (salvo específicas exceções como recém-nascidos por exemplo) não devem ser alimentadas à noite, pois elas aprendem que para induzir o sono só conseguem depois de serem alimentados, o que favorece as cáries, situações como cólicas, e mais necessidades de mudar a fralda que acabam criando outros problemas.

7- Convívio

  As crianças sentem saudades dos pais, reserve um momento do dia para ficar apenas com ele(a), pois às vezes eles só querem um pouco de atenção, carinho e aconchego, que pode ser a qualquer hora do dia.

8- Sonos Diurnos

  As crianças necessitam em sua maioria de sonos diurnos para reposição de neurotransmissores cerebrais, e para relaxar. Eles estão sendo estimulados constante e intensamente, portanto ficam cansados e necessitam de "desligar". Não evite ou protele as sonecas do seu filho, pois de modo geral ele vai ficar mais irritado e agitado e isto dificultará a indução do sono e a qualidade do mesmo.

9- Tensão

  Pense se você tem passado ansiedade para a criança. Se sua vida anda um pouco agitada, se sente cansada(o), muitas vezes ansiosa(o) ou nervosa(o) tenha a certeza que seu filho percebe isto e também vai reagir com ansiedade e agitação. Ninguém consegue dormir quando está tenso, pois para conciliar o sono é preciso estar relaxado. 

10- Hiperestimulação

  As crianças hoje em dia têm uma agenda de atividades muito preenchida, isto gera estresse pela constante estimulação, pense se seu filho não está sendo submetido a uma carga de informação e exigência física muito intensas,  ele terá tempo para ser submetido a isto no futuro, então desacelere.

11- Doenças

  Existem algumas situações clínicas que atrapalham o sono, estas devem ser excluídas pelo seu pediatra. São por exemplo o refluxo (ver post anterior) que pela queimação (sensação de azia) deixa a criança irritada e dificulta o sono, alergias alimentares que provocam cólicas e/ ou dermatites que provocam coceira na pele. O nascimento dos dentes causam desconforto e podem interferir no sono. Doenças de foro respiratório como a presença de obstrução nasal, viroses, rinites, adenoidites também são responsáveis por noites mal dormidas. Lembre-se também dos medicamentos que eventualmente estas crianças usam que podem causar irritabilidade e agitação em alguns casos. Algumas crianças com hiperatividade têm insonias, isto é mais um dado que ajuda no diagnóstico desta doença.

12- Indução do Sono

  A criança deve ser ensinada a induzir o sono, de preferência deve ser colocada no berço quando estiver sonolenta. Para aquelas que mamam no peito se estiverem acordadas devem ser postas na cama pelo pai para que a criança perceba que o restaurante (peito da mãe) não está funcionante durante 24h por dia.
 Quando colocada no berço deve estar aconchegada em uma manta apropriada para a estação em vigência, para que não desperte quando entrar em contato com o frio dos lençóis do berço.
  Lembre-se que a necessidade de horas de sono para descanso é individual. As crianças não têm o nosso ritmo diário (não tem hora para acordar e sair para trabalhar) e não se cansam como nós. Estabelecer a rotina de sono para elas deve ser feito de maneira gradual e com calma.

13- Não entre em Desespero

  Eu sei que é mais fácil dizer que fazer, mas tente. Peça ajuda, não é vergonha nenhuma, afinal é exaustivo e  desesperante ficar sem dormir, interfere demais no nosso ciclo biológico. Faça turnos com o pai, ou com os avós, ou com quem se dispuser a ajudar. Tenha em mente que este período vai passar, você não vai se lembrar e pode até sentir saudade dos tempos em que seu filho queria ficar grudado em você o tempo inteiro (quem tem filho adolescente agora não me deixa mentir...).

3 comentários:

  1. Dra Carmen, que tema interessante para tratar no blog, pois acho que todos os pais têm este problema.
    A Leonor tem 29 meses e está muito melhor, mas não dorme uma noite inteira, ainda. Nas noites melhores acorda uma/duas vezes por noite.
    Acorda, chama por mim, pede colinho e pede maminha. Sei que muitos dizem que não devia dar, mas o certo é que assim ela adormece rápido e eu também preciso de descansar.
    Por isso nem acendo a luz e acedo aos seus pedidos e em pouco tempo ela está a dormir outra vez.

    ResponderEliminar
  2. Olá Dra Carmen, hoje dia em que a Maria Miguel a "visitou",tive um pouco de tempo para fazer um comentário, antes demais parabéns pela iniciativa os temas são sempre interessantes e de fato nunca é demais partilhar e aprender... O sono é o "calcanhar de aquiles" da Maria..mas tem vindo a melhorar, há muitos métodos e teorias, mas o bom senso dos pais e o bem estar de todos deve prevalecer sobre qualquer teoria... A Maria com 24 meses ainda acorda umas 3 vezes, bebe leite e muitas vezes só quer um pouco de colo... tentamos muita coisa esta é a mais pacifica para todos, 3 vezes é melhor que 8... temos que ter muita "fé" que amanhã vai ser melhor... beijinhos de todos cá de casa( A Maria já dorme...o 1º sono...)

    ResponderEliminar
  3. Os temas estão muito bem conseguidos. Considero que blogs como este são fontes de informação fidedigna, e que sem dúvida vêm reforçar o manancial de informação disponível online, aos quais eu já recorro diariamente. É sem dúvida uma mais valia.
    Este artigo despertou-me interesse pois reporta-se a assuntos com os quais os pais se deparam e desesperam frequentemente. A minha Alice tem uma afeição pendente com os estímulos durante a noite. Mesmo com diversas almofadas enormes em todo o seu redor na cama, ela consegue rebolar toda a noite, sendo que até já chegou a cair uma vez da cama, passando por cima das almofadas. Não sossega nem um pouco!
    Quanto ao comentário anterior da Maria Miguel, digo à mãe que a Alice também tem 24 meses e também acorda mais de uma vez todas as noites. Parece-me normal, ou então são as duas levadas da breca.

    ResponderEliminar