Vivemos numa sociedade que exige cada vez mais de nós sob o ponto de vista profissional principalmente, o que toma muito tempo do prazer da convivência familiar. Desta forma temos que fazer com que o tempo que temos seja de qualidade, uma vez que não dispomos de muita quantidade.
Desligue a televisão durante o período que está com seu filho, não há nada que seja tão importante que possa substituir a alegria que ele sente por ter a sua companhia.
Convide-o a executar alguma tarefa como por exemplo cuidar do jardim, ele vai adorar entrar em contato com a natureza (tenha cuidado com as ferramentas - ver post Acidentes Acontecem).
Repare que as crianças adoram imitar os adultos, gostam de fingir estar lavando a louça, arrumando a casa, varrendo, limpando, enfim executando tarefas que nós habitualmente fazemos.
Se pratica algum desporto leve-o para ver, quem sabe ele não será o seu novo companheiro nesta modalidade, vai sentir que ele lhe vê como o melhor atleta do mundo.
Habitue-se a reservar o horário das refeições para uma pequena reunião familiar, onde nós falamos sobre assuntos pertinentes a nossa família e começamos a educá-los, pois a educação vem do berço e se aprimora à mesa.
É importante que esteja informado das atividades que ele vem desenvolvendo na escola, estimule-o pois assim sua performace escolar tende a ser melhor. Não adianta cobrar resultados se não está a par e passo com ele.
Mostre que está sempre aberto ao diálogo, pois assim quando ele tiver um problema irá querer conversar consigo para saber qual a sua opinião sobre este ou aquele assunto, assim os laços de confiança criam-se progressivamente. Lembre que as nossas ações são o que moldam a personalidade e a forma de estar na vida dos nossos filhos.
Eu sei às vezes parece que não vamos conseguir, mas olhe os exemplos que eu dei acima. Você já faz tudo isto só tem que aprender a fazer isto na companhia dele, e eu tenho certeza que se conseguir as tarefas vão ficar bem mais divertidas...
Olá Drª Carmen :))
ResponderEliminarDesde que soube da existência do seu blogue que o tenho vindo a seguir pois acho que tem muita e boa informação. Quem me dera saber de metade quando as minhas filhas (Rita e Renata) nasceram:))tanta era a minha impreparação... que ainda continua... mas pelo menos já não entro em stress:))
Continue com o belo trabalho:))
Olá Drª Carmen!
ResponderEliminarParabéns pelo blogue.
Demonstra o profissionalismo que nos habituou desde que a conhecemos. Reflete a sua dedicação e paixão por aquilo que faz.
Os pais do João António.
Meus cumprimentos Dra. Carmen Costa!!!
ResponderEliminarOs assuntos abordados são maravilhosos e claros.
Gosto e aproveito cada palavra escrita em seu blog!
Tudo é de suma importância.
Grata por tudo!