Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 6 de novembro de 2011


Asma e Desporto

  A asma brônquica quando controlada não é obstáculo para prática desportiva, que por sua vez deve ser estimulada.
  Os sintomas que uma criança ou adulto podem apresentar quando exercitam-se e  há algum componente de doença respiratória  são:  tosse, falta de ar ou cansaço. Outras doenças também podem causar estes sintomas, é necessária avaliação médica para o diagnóstico preciso.
  As crianças que têm algum tipo de desconforto respiratório por instinto já afastam-se do desporto ou  tentam diminuir sua participação no mesmo, por exemplo passam a ser guarda-redes no futebol ou hóquei, e os pais por sua vez tendem a proteger a criança com medo que a doença piore. Porém existem medicamentos utilizados previamente à prática desportiva para que a performance da mesma não seja comprometida e com isto tenhamos um bom aproveitamento.
  É importante que o professor de educação física saiba que aquele(a) aluno(a) tem asma, quais os sintomas da doença, os medicamentos que faz uso e o que fazer se tiver uma crise.
  Em caso de crise, todo e qualquer exercício deverá ser suspenso, para não agravar a mesma.
  No que diz respeito a natação não existe nenhum trabalho científico que comprove que trate a asma.    Como desporto é excelente, porém não tem poder de cura sobre a doença.
  Enfim, a prática desportiva é benéfica para todos os pacientes que tem a doença sob controle, e a mesma deve ser estimulada.

Sem comentários:

Enviar um comentário