Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

sábado, 19 de novembro de 2011


O Que é o Teste de Sangue para Alergia à Penicilina?

  Consiste na dosagem da IgE específica para Penicilina, que avalia a presença deste anticorpo contra a medicação em questão e evidencia a reação do tipo imediata a este antibiótico, isto é,  uma reação como a anafilaxia.
  É um exame que não representa risco para o paciente, pois é feito utilizando uma amostra de sangue em que dosa-se a quantidade de anticorpo contra o medicamento capaz de causar a reação alérgica. É apenas um dos meios de investigação da alergia ao antibiótico, pois são vários os mecanismos de reação (alérgicos e não alérgicos) que um fármaco pode causar. Pode ser verificado um nível baixo de IgE específica para a penicilina, mas isto não quer dizer que o paciente possa fazer uso deste medicamento, uma vez que existem testes falso negativos, o que não garente a segurança da utilização do fármaco.
  O exame é um dos instrumentos utilizados para o diagnóstico da alergia a penicilina, porém não deve ser o único.

Sem comentários:

Enviar um comentário