Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 23 de outubro de 2011

Acidentes Acontecem ... Parte II

Dos 7 aos 12 meses:

  Os bebês agora já gatinham, ficam de pé e podem começar a caminhar. Eles põem tudo na boca. Necessitam de proteção para explorar em um meio mais seguro.
  Os conselhos da Parte I ainda são válidos aqui.
  Primeiramente ponha-se de joelhos ou sentado: desta maneira seus olhos ficarão mais próximos à altura dos do seu filho(a), assim terá uma perspectiva semelhante a dele(a) e poderá verificar quais locais oferecem risco.
  Use protetores nas tomadas elétricas.
  Mantenha tesouras, facas, objetos que quebrem fora de seu alcance.
  Remova móveis com bordas cortantes, toalhas compridas e móveis não fixos nas áreas onde a criança brinca.
  Não deixe seu filho sozinho na banheira por nenhuma razão. São necessários apenas alguns segundos para que ocorra um afogamento.
  A cozinha é uma área de alto risco, o local mais perigoso da casa. Se possível, coloque um bloqueio para a cozinha. Líquidos quentes,  fios elétricos, bules e garrafas devem ser mantidos fora do alcance da criança. Coloque travas nos botões do fogão. Utilize as "bocas" de trás do fogão para as fervuras, com os cabos das panelas viradas para dentro.
  Cuidados com os ferros de passar roupa, e as tábuas que devem ser de preferência fixas.
  Mantenha os venenos e remédios fora do alcance das crianças e nas embalagens originais. Se a criança engolir medicamentos ou produtos tóxicos ligue para o centro de intoxicações ou para Saúde 24h.
  Não ponha gravatas ou cordões de chupetas em torno do pescoço da criança.
  Não dê pedaços grandes ou duros de alimentos que possam causar asfixia.
  Use portas nas escadarias. Abaixe os estrados da cama quando a criança mostrar movimentos de sentar ou ficar de pé.
  Não utilize de forma alguma os "VOADORES", pois são uma das maiores causas de acidentes abaixo de 12 meses, pelos estudos da Academia Americana de Pediatria.
  Utilize bloqueios de gavetas, janelas e portas, bem como protetores de esquinas.



Sem comentários:

Enviar um comentário