Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 23 de outubro de 2011

Não Descuide da Pele no Inverno

  Durante o inverno a tendência é não utilizar protetor solar, pois os raios solares não são tão intensos, os cremes são frios durante a sua aplicação, e acabamos por não sermos tão cuidadosos como no verão.
  Entretanto, nossa pele fica muito mais seca, e exposta aos agentes físicos mais agressivos, o que nos torna mais suscetíveis à ação dos raios do Sol.
  Os produtos para manter a pele bem cuidada são muitos e cada um específico para os diversos tipos cutâneos, desta forma consulte o seu médico para utilizar os mais adequados ao seu caso.
  A pele deverá ser hidratada ainda úmida,  após o banho diário, pois isto potencializa o efeito dos cremes hidratantes. Desta forma, fica menos seca e com menor risco de surgirem irritações e prurido (comichão). É também uma forma de diminuir a velocidade do envelhecimento cutâneo.
  Os produtos esfoliantes nos ajudam na renovação da cútis, permitindo que as células mortas sejam eliminadas da superfície corporal.
  O uso contínuo de protetores solares, principalmente nas áreas do corpo de maior exposição aos raios ultravioletas deve ser recomendado não só para as crianças, pessoas de pele clara,  ou com história familiar de cancro de pele, mas para a população de modo geral. Não esquecer que nevus cutâneos (sinais) devem ser sempre protegidos dos raios solares.
  Ingerir líquidos também mantém nosso corpo mais hidratado, bem como nossa pele. Evite banhos longos e com temperatura da água muito alta, pois isto contribui bastante para o ressecamento da pele.
  Os olhos merecem especial atenção por isto estão indicados óculos escuros com proteção contra raios ultravioletas.


Sem comentários:

Enviar um comentário