Cárie é Doença
Uma cavidade oral sã é importante para uma digestão normal, onde os alimentos são bem mastigados e digeridos. Falhas dentárias, cáries, abscessos, má oclusão, doenças periodontais (gengivites) comprometem o processo já no seu início e podem complicá-lo bastante.
Além da dor, halitose (mau hálito), sangramentos, e complicações bacterianas, a cárie pode também dar início ao processo de má oclusão dentária, quando há falha por ausência de dentes.
O melhor e mais barato tratamento é a prevenção.
- Evitar comer alimentos doces.
- Escovar os dentes e a língua após as refeições, principalmente após a última refeição, utilizar o fio dental e não só a escova com pasta de dentes.
- Ida ao dentista pelo menos uma vez ao ano, para revisão periódica.
Quanto aos bebês, pode-se aplicar uma compressa de gaze estéril umidificada com água fervida ou de garrafão para retirar os resíduos alimentares enquanto não têm dentes; quando os tiverem, os mesmos e a língua devem ser escovados com dedeiras, escovas macias próprias para sua idade, ou manter a compressa.
A pasta de dentes deve ser apropriada para bebês e crianças, nas quantidades de flúor entre 1000-1500 ppm (parte por milhão) dependendo da idade da criança, pois o flúor ingerido em excesso pode em alguns casos provocar fluorose (manchas brancas nos dentes). A quantidade de pasta aplicada por escovação deve ser do tamanho de um grão de ervilha. A escovação dentária e da língua é um ato que deve ser supervisionado por um adulto, pois os dentes devem ser escovados em todas as suas faces, o que garante uma escovação satisfatória, bem como evita-se intoxicação por ingestão em excesso de pasta.
. Atualmente não se utiliza suplementação oral de flúor. Em crianças mais velhas o dentista aplica flúor tópico nas visitas de rotina.
Desta maneira promoveremos uma boa saúde oral.
Sem comentários:
Enviar um comentário