Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 23 de outubro de 2011

Cárie é Doença

  Uma cavidade oral sã é importante para uma digestão normal, onde os alimentos são bem mastigados e digeridos. Falhas dentárias, cáries, abscessos, má oclusão, doenças periodontais (gengivites) comprometem o processo já no seu início e podem complicá-lo bastante. 
  Além da dor, halitose (mau hálito),  sangramentos, e complicações bacterianas, a cárie pode também dar início ao processo de má oclusão dentária, quando há falha por ausência de dentes.
  O melhor e mais barato tratamento é a prevenção.
  • Evitar comer alimentos doces.
  • Escovar os dentes e a língua após as refeições, principalmente após a última refeição, utilizar o fio dental e não só a escova com pasta de dentes.
  • Ida ao dentista pelo menos uma vez ao ano, para revisão periódica.

  Quanto aos bebês, pode-se aplicar uma compressa de gaze estéril umidificada com água fervida ou de garrafão para retirar os resíduos alimentares enquanto não têm dentes; quando os tiverem, os mesmos e a língua devem ser escovados com dedeiras, escovas macias próprias para sua idade, ou manter a compressa.
  A pasta de dentes deve ser apropriada para bebês e crianças, nas quantidades de flúor entre 1000-1500 ppm (parte por milhão) dependendo da idade da criança, pois o flúor ingerido em excesso pode em alguns casos provocar fluorose (manchas brancas nos dentes). A quantidade de pasta aplicada por escovação deve ser do tamanho de um grão de ervilha. A escovação dentária e da língua é um ato que deve ser supervisionado por um adulto, pois os dentes devem ser escovados em todas as suas faces, o que garante uma escovação satisfatória, bem como evita-se intoxicação por ingestão em excesso de pasta.
. Atualmente não se utiliza suplementação oral de flúor. Em crianças mais velhas o dentista aplica flúor tópico nas visitas de rotina.
  Desta maneira promoveremos uma boa saúde oral.


Sem comentários:

Enviar um comentário