Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 30 de outubro de 2011

Acidentes Acontecem ... Parte IV

Dos 2 aos 3 anos

  As crianças desta idade são muito rápidas e suas reações normalmente são imprevisíveis. Elas começam a perceber, mas ainda não sabem o que é perigoso. Necessitam de proteção, observação e disciplina contínuas. Os conselhos anteriores ainda são aplicáveis.

  Poderá começar a introduzir pequenos conceitos de segurança no tráfego. Bicicletas e outros brinquedos afins devem ser usados nas calçadas. Quando na calçada, a criança deve ser conduzida de preferência sempre pela mão.
  No parque infantil deve estar atento a presença de lâminas, partes pequenas como vidros partidos, ou objetos que possam ser deglutidos. Verifique as condições dos equipamentos do parque e a faixa etária para a qual ele está dirigido.
  Em caso de passeios aquáticos é necessário o uso de braçadeiras infláveis ou coletes salva-vidas.
  Mantenhas os isqueiros e fósforos longe distantes de crianças. Se possível instale detectores de fumo em casa.
  Em caso de portas de vidro utilize sinalizadores colados nas mesmas. Guarde objetos cortantes como facas, tesouras e objetos para jardinagem.
  No que diz respeito ao envenenamento, a faixa etária de maior risco é dos 1-5 anos, pois faz parte da aprendizagem as crianças levarem qualquer coisa a boca (remédios, bebidas alcoólicas, produtos de limpeza, etc); cuidado com produtos utilizados em casa pois podem ser tóxicos se não utilizados  apropriadamente. As crianças tendem a nos imitar, de preferência não tome remédios na presença de  crianças pequenas. Recolha os medicamentos que não são mais úteis e os encaminhe para a reciclagem.



  Estes conselhos abrangem de modo geral os acidentes mais frequentes na infância, mas é fundamental que leve em consideração a realidade da sua criança, em que se observa os locais onde ela mora e frequenta e as pessoas que cuidam dela também. Olhe para dentro de sua casa, dos avós, da creche e procure os locais onde ela pode acidentar-se. Mantenha a casa bonita para o seu filho e não para as visitas. Quanto mais espaço seguro e saudável ela tiver mais feliz vai se desenvolver e você terá que dizer menos "Nãos" , assim ficará menos cansado quando estiver com ela a seu encargo.



  Os conselhos são repetitivos pois muitos acidentes são comuns a várias faixas etárias.Agora a escolha é sua...

Sem comentários:

Enviar um comentário