Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

sábado, 26 de novembro de 2011

Desafios Para Criar Um Filho Único 

  É cada vez maior o número de pessoas que optam por ter apenas um filho. Esta opção pode ser de modo geral  por questões laborais, pressões econômicas, por falta de tempo para estar com seus filhos, pela idade pois cada vez mais a sociedade verifica que as mulheres têm filhos mais tarde o que compromete também a fertilidade das mesmas.
  O mito de que o filho único é egoísta e tem  dificuldades de relacionamento e inserção social já deveria ter caído por terra há muito. Na realidade estas características são reflexo da educação dada pelos pais e não pelo fato de ser filho único uma vez que são verificadas em crianças que têm irmãos. O que realmente conta é o modo de educar e estimular o convívio da criança com as pessoas e com o meio que a cerca.
  A responsabilidade dos pais é fundamental no que diz respeito a educação da criança e do adolescente, embora não existam na raça humana pais perfeitos, devem existir sim pessoas que erram tentando acertar e que compreendam que errar na maioria das vezes é uma forma de aprendizagem para futuramente poder acertar. Aqui vão alguns conselhos para ajudar a educar mais e melhor seus filhos únicos ou não.

Proteção em Excesso
 
  Nós pais sempre temos sempre a tendência de proteger (de maneira física e/ou emocional) nossos filhos. Isto é in natura, está no nosso DNA, porém temos que tentar equilibrar as coisas pois caso contrário estaremos oferecendo ao nosso filho um mundo artificial, onde nós eliminamos os riscos,  o mundo em que vivemos não é assim. Vai chegar a hora em que eles irão descobrir isto, e não será melhor que eles estejam preparados? Então, cuidado com a superproteção, ela é sufocante e na realidade não protege de nada...

Egocentrismo Próprio da Idade
  A fase de desenvolvimento da personalidade da criança passa pelo egocentrismo, onde ela pensa que o mundo gira em torno dela, e que inclusive nós  pertencemos a ela e estamos ali para serví-la. Então quando é contrariada responde muito mal a isto. Agradá-la excessivamente e privá-la de qualquer desapontamento não vai fazer com que ultrapasse esta fase da melhor maneira, só vai criar uma situação em que o limiar para frustrações seja muito baixo, pois suas expectativas em torno das situações são sempre muito altas. Serão necessários alguns pequenos desapontamentos para que ela perceba que não é o centro do mundo.

Atenção as Compensações

  Nós pais agora cada vez mais sem tempo tentamos de modo geral compensar as crianças com bens materiais como se eles fossem substituir a nossa presença física. Cada vez mais temos que ter a noção que não é quantidade de tempo e sim qualidade de tempo que importa (ver post anterior) . É necessário que nós não deixemos a impressão para a criança que ela ganha tudo que quer na hora que quer, pois isto na realidade futura dela não é o que irá acontecer. Já pensou em dar ao seu filho uma tarde num parque com muitos risos e brincadeiras ao invés de mais um brinquedo que ficará na prateleira? Não se deixe dominar pela culpa, pois a felicidade do seu filho depende menos de bens materiais e mais de qualidade de presença.

Estabeleça Limites

  A birra é das coisas mais irritantes e embaraçosas que existem no relacionamento entre os adultos e as crianças. Ela só acaba se a criança perceber que é uma tática que não funciona. Se nós cedermos a cada "ataque" que a criança der, ela dominará a relação e aprenderá que é assim que se alcançam seus objetivos. Isto aumenta as chances da criança ser um adulto de relacionamento difícil. É papel da família estabelecer os limites e não deixar a criança fazer ou ter  tudo o que quer. Quando ela faz birra, está testando os seus próprios limites, e nós é que temos que estabelecê-los e não esmorecer a cada vez que a criança se sente contrariada.

Despersonalização

  Quando nosso filho nasce nós assumimos  uma nova identidade: ser mãe ou pai de alguém. Este processo de assumir mais uma identidade na sociedade que nos cobra permanentemente o sermos pais ideais, por vezes faz com que nossas outras identidades fiquem colocadas em planos secundários, o que causa uma certa despersonalização. Precisamos saber que poupar a criança de não ser atendida a todo o momento que ela quiser fará com que ela não saiba lidar com situações que receba não como resposta. Ela tem que saber que estamos sempre próximos para quando ela precisar, mas temos que estabelecer algumas prioridades no que é necessário ser feito. Encontre um pouco de tempo pra você, para poder evitar esta despersonalização.

Seus Sonhos Podem Não Ser Os Do Seu Filho

 Os pais tendem a idealizar e depositar nos seu filhos seus sonhos de um futuro brilhante, que algumas vezes tem haver com os desejos que tiveram e não conseguiram concretizar. Desejar e aspirar que estes sonhos se tornem realidade é perfeitamente natural, porém tentar percorrer este caminho pelo seu filho não é o mais indicado, pois cada criança tem direito a aspirar seus próprios sonhos e tentar concretizá-los, nossa função é dentro do possível  respeitar, orientar e oferecer ajuda para que os seus sonhos se tornem realidade.

Seu Filho Quer Um Irmão

  Há um conflito de interesses quando o casal decide que não quer ter mais filhos e o filho único deseja um irmão. A razão mais frequente é que a criança pode  estar se sentindo sozinha, então o conselho é estimular o convívio social com seus amiguinhos de forma mais frequente e intensa. É necessário que se crie um diálogo sincero com a  criança para que esta saiba da opção dos pais, sem dar ilusões a respeito disto, pois ela tem que saber que umas vezes nós temos o que queremos e outras não, e isto é uma regra para adultos e para crianças.

Acima de tudo lembre que educar é uma atividade contínua  que exige bom senso, esforço e paciência por parte de todos que cercam a criança.

2 comentários:

  1. Dra. Carmen, são temas muito enteressantes em que alguns estou a passar neste momento, tais como as birras em que muitas vezes nao ligo e a Bruna deixa de churar. Minha vida mudou completamente desde que a minha bonequinha nasceu, no entanto tento sempre arranjar tempo para mim. O mais complicado é o adormecer à noite em que ela chora e nao quer.

    Parabéns por todo este trabalho.

    Isabel Mãe da Bruna - Argivai - Póvoa de Varzim
    isabelopesn@hotmail.com

    ResponderEliminar