Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 13 de novembro de 2011

O que é Apgar?

  A Escala ou Índice de Apgar está presente nos Boletins de Saúde de todas as crianças. Esta escala foi idealizada pela médica anestesista norte-americana Virgínia Apgar, para avaliação dos recém-nascidos nos primeiros minutos da vida destes, nomeadamente, no primeiro, quinto e décimo minutos.


 

   O objetivo é atribuir pontos de 0 a 2 a frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, cor e irritabilidade reflexa. A escala varia de 0 a 10 pontos. Dependendo do valor apurado o recém-nascido é classificado como asfíxico ou não. A asfixia pode ser leve, moderada ou grave. Estes parâmetros também norteiam as medidas a serem tomadas no processo de reanimação neonatal.


1 comentário:

  1. A minha esposa disse-me que tinha um blog e eu aproveitei para dar uma espreitadela. Tem artigos interessantes e temas pertinentes.
    Parabéns e continue o bom trabalho.
    Pai da Lara e da Alice.

    ResponderEliminar