Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Cordão Umbilical

O cordão umbilical é brilhante e úmido quando a criança nasce, tem em torno de 3 cm, em geral seca e cai por volta das duas semanas, podendo chegar a 21 dias. Os umbigos em processo de cicatrização quase sempre apresentam uma falsa impressão de gravidade devido ao seu aspecto. Após a queda no lugar dele ficará uma pequena ferida que levará alguns dias para cicatrizar, e pode verificar-se a presença de sangue neste local, que deverá ser retirado utilizando álcool.

Limpeza do Cordão Umbilical

  • Você pode acelerar a cicatrização e impedir infecções deixando o local seco e exposto ao ar.
  • Lave sempre as mãos antes e depois de manipular o cordão, ou for trocar as fraldas.
  • Ao colocar a fralda deverá dobrá-la logo abaixo do umbigo, para não haver contato com a urina (caso ocorra lave com água e aplique a seguir o álcool) e deixar o local arejado.
  • Quando o cordão já tiver caído e a base estiver seca não há necessidade de dobrar mais a fralda. Há fraldas no mercado com a parte da frente recortada já desenhadas para permitir o melhor arejamento da área.
  • Após o banho coloque álcool no cordão em toda a sua circunferência, utilize  algodão ou gaze estéril com álcool a 70 volumes. É utilizado para acelerar o processo de ressecamento do cordão e o mantê-lo limpo.
  • Verifique sempre o cheiro e se há vermelhidão ou presença de secreção, caso note algum destes elementos entre em contato com seu médico pois podemos estar diante de um quadro infeccioso.
  • O pediatra irá observar se há infecção, granuloma ou hérnias durante as consultas de rotina, porém em caso de dúvidas é melhor consultá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário