Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 18 de dezembro de 2011

 O Meu Bebê Espirra, Devo Preocupar-me?

  Os recém nascidos têm um pouco de líquido amniótico residual nas vias respiratórias, bem como presença de muco também. Para retirar este material a natureza dotou as crianças de um reflexo de autoproteção que é o espirro.
  Espirrar e tossir são  mecânismos utilizados pelo nosso organismo  para expulsar partículas que vão do ambiente para nossas vias respiratórias e estão presentes desde a mais tenra idade.
  Se a criança não apresenta mais sinal nenhum de doença, como por exemplo: recusa alimentar, irritabilidade ou febre não há motivos para preocupação.

1 comentário:

  1. Adorei ter encontrado esse blog. Sou mãe de primeira viagem e tudo de me deixa preocupada. Queria saber se é normar a minha filha de 26 dias, às vezes ao respirar emitir um barulhinho de apito? Isso vem tirando o meu sono? Agradeço muito se a senhora poder responder. falei com apediatra por telefone, mas não entendi muito a explicação dela. Estou aguardando a próxima consulta que é ainda em setembro. Meu e-mail é kristamma@hotmail.com

    ResponderEliminar