Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Otite Média Serosa (OMS)

O que é? 

  É uma doença que acomete o ouvido médio por acúmulo de líquido pouco espesso ligeiramente amarelado neste local. Normalmente está  associada a complicações de otites médias agudas ou obstrução da tuba auditiva (trompa de Eustáquio). Pode ocorrer em adultos e crianças onde até 50% destas terão pelos menos um episódio antes do 7 anos de idade. A duração média é de 12 semanas, e espera-se que 90% curem-se em 90 dias.

Fatores de risco

  São considerados fatores de risco para OMS: permanência em creches, histórico familiar para OMS, exposição ao tabaco, comprimento e angulação da tuba auditiva, presença de adenóides aumentadas e/ou infectadas, rinites, infecções de via respiratória alta, crianças submetidas a desmame precoce. As crianças com fenda palatina, síndrome velocardiofacial, síndrome de Down (trissomia 21), síndrome fetal alcoólica, fibrose quistica e sindrome de discinesia ciliar têm uma tendência especial para OMS crônica.

Um pouco de Anatomia
  A tuba auditiva é um canal de aproximadamente 2 cm estreito que comunica o ouvido médio e a parte posterior do nariz, onde este se comunica com a garganta e por onde passa o ar que respiramos. A abertura da tuba é no fundo do nariz. 

Função da tuba auditiva

  Funciona como uma válvula para igualar as pressões do ouvido médio e do ar exterior e para drenar as secreções que normalmente são formadas no interior do ouvido médio, é a única comunicação deste com o meio exterior. Qualquer coisa que interfira com este mecanismo de válvular resultará na diminuição da audição ou outros sintomas auditivos.

Porquê é tão frequente em crianças?

  As tubas auditivas na infâncias são pequenas e horizontalizadas, o que permite facilmente a obstrução das mesmas pela secreção proveniente de processos alérgicos, gripes, resfriados, aumento das adenóides e/ou
nasofaringites.

O que se sente?

  O principal sintoma é dor com intensidade leve a moderada, que pode ser em um ou nos dois ouvidos. Também pode manifestar-se por sensação de ouvidos tapados com zumbidos, o som percebe-se abafado (o som propaga-se pelo líquido), podem ocorrer estalos.  
  Quando se engole pode haver a desobstrução da tuba, e se passa a ouvir melhor.
  A febre pode ocorrer principalmente em crianças menores quando associada a quadros inflamatórios como rinite, nasofaringite e amigdalite por exemplo.


  As crianças podem não apresentar nenhuma queixa pois muitas vezes elas vão se adaptando a sensação de ouvidos tapados, mas a família e os responsáveis na escola podem perceber que a criança está distraída, ou fala alto ou aumenta o volume da televisão. Esta doença, se ocorrer na fase de aquisição de linguagem, poderá retardar a mesma, ocasionando dificuldades de integração social da criança e alterações do processo da fala.

Tratamento

  O uso de antibióticos é recomendado quando houver otite média aguda, na otite serosa tem pouca utilidade. Pode-se fazer uso de descongestionantes orais ou tópicos e  antialérgico. Quanto aos  corticoides tópicos ou orais podem ser utilizados com muito critério, embora alguns estudos não corroborem esta opção terapeutica. O tratamento cirúrgico pode ser feito em alguns casos com os tubos de ventilação (carretéis) e/ou retirada de adenoides.

Conselhos para evitar otites:

  • Evite o uso de cotonetes, pois podem retirar a cera protetora do ouvido ou empurrá-la para dentro do canal auditivo ou até mesmo machucá-lo.
  • Limpe com frequência as secreções nasais provocadas por rinites, gripes, resfriados, para evitar que as mesmas se acumulem no nariz e garganta.
  • NUNCA amamente ou alimente seu bebê deitado, pois esta posição favorece a entrada de líquidos na tuba auditiva, o que predispõe a inflamação local.
  • Enxugue a orelha com cuidado, utilizando uma toalha macia enrolada no dedo.
  • Evite colocar qualquer substância dentro do ouvido que não seja prescrita pelo médico que tenha observado o ouvido.
  • Procure sempre um médico se perceber que seu filho apresenta dor, coceira ou diminuição de audição.



2 comentários:

  1. Bom dia Dr. Carmen
    O meu nome é Rui Figueiras e sou pai da Margarida Figueiras que é sua paciente na Clipóvoa. Na última consulta foi-lhe diagnosticada uma Otite Média Serosa, pelo que percebi na leitura do seu blogue.
    No seguimento da conversa tida na última consulta, fiquei de lhe fornecer um feedback do estado e evolução dos sintomas da Otite. Neste sentido devo dizer-lhe que a Margarida não se tem queixado, apenas se queixou uma vez, mas que penso ter alguma manha, talvez! Contudo tem estado com muito tose e alguma expectoração, que em situações anteriores levou ao agravamento da Otite.
    O desmamo do Celestone está a chegar ao fim. Devo continuar? Qual a posologia?

    Cumprimentos

    Rui Figueiras

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia Carmen,
    Hoje de madrugada meu ouvido estava doendo (incômodo), e então coloquei uma compressa morna no ouvido sem colocar nada dentro apoiando o ouvido na compressa. Passou algum tempo meu ouvido começou a estalar e sair líquido amarelo e um pouquinho de sangue.
    O que eu faço?
    Fernando José

    ResponderEliminar