Apresentação

Olá, meu nome é Carmen Costa, sou médica, especializada em Pediatria, Neonatologia e Imunoalergologia. Durante a minha formação médica e atividade profissional pude observar que um paciente bem informado é de grande valia para uma boa orientação clínica. Desta forma, como a relação médico- paciente ao meu ver é um caminho que apresenta duas vias decidi construir este blog, no sentido de divulgar informação e por conseguinte exercer uma melhor prática médica.

domingo, 30 de outubro de 2011

Adolescência X Pediatria

  Depois do nascimento em nenhuma outra época da vida ocorrem tantas mudanças como na adolescência.

  A faixa etária que compreende a atuação do pediatra se extende do nascimento até os 18 anos. Cada uma destas idades apresenta peculiaridades que devem ser observadas com atenção por este profissional. No que diz respeito a(o) adolescente é necessário que na consulta ele(a) tire suas dúvidas, que normalmente são muitas, que também observemos o que os pais têm a dizer e posteriormente passemos ao exame físico do paciente.
  São abordados os temas comuns a  todas as faixas etárias da Pediatria, tais como vacinas,  doenças comuns da infância, dentre outros assuntos e a seguir, dirige-se a consulta para matérias como drogas,tabaco, álcool, internet, sexualidade, "bullying", nutrição, atividade física, crescimento e desenvolvimento.
  No que diz respeito ao exame físico, deverá se dar especial atenção ao desenvolvimento dos órgãos que pertencem aos caracteres sexuais masculino e feminino. O que se procura? Nos meninos,dentre outras situações clínicas a presença de hidrocelos, quistos espermáticos ou varicocelos (doenças na bolsa escrotal) e  fimoses. Nas meninas observa-se as vaginites, alterações menstruais, hirsutismo (presença de pêlos em excesso) que pode indicar quisto no ovário ou alterações hormonais. Palpam-se as glândulas mamárias a procura de crescimentos anormais em ambos os sexos. É importante fazer a palpação mamária nos rapazes também, pois há cancro de mama nos homens  (normalmente mais agressivo, de pior prognóstico e mais tardiamente identificado). Deve-se verificar a presença de dor nas glândulas mamárias, bem como nos órgãos genitais masculino e feminino.
  Nos dias que correm é importante estar sempre atento a possibilidade de contato do seu filho(a) com drogas ilícitas e lícitas (tabaco e álcool); veja pelas companhias, por seus hábitos e seu comportamento, é sempre importante estar perto dele e aberto ao diálogo. Nossos filhos devem ver em nós alguém em que se possa confiar...
  A internet é muito útil, porém bastante perigosa, pois eles são inocentes e acham que são experientes (muitas vezes têm mais conhecimento informático que seus pais) e às vezes podem se colocar em situações de risco, quando há exposição demais a este veículo de comunicação, bem como aceder a sites com conteúdos de baixa qualidade.
  A sexualidade é outro ponto abordado na consulta, pois é um tema delicado para o(a) adolescente, tudo é novo e gera insegurança, despertanto um certo pudor o que é bastante natural. 
"Bullying",  atividade física  e nutrição serão tratados futuramente em outras oportunidades.






2 comentários: